top of page
Buscar
  • deboracastro7

Sala imersiva sensorial com o processo do café, para estande da FAEMG

Atualizado: 4 de fev. de 2022


A ZW Design desenvolveu uma sala imersiva com experiência sensorial para os visitantes do estande da FAEMG, na Semana Internacional do Café, em 2019.

Semana Internacional do Café
Sala imersiva na Semana Internacional do Café 2019

A FAEMG


O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) representa os produtores rurais de todo o estado. A entidade une forças para defender os interesses políticos, econômicos e sociais da categoria e, também, desenvolve ações juntamente com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para capacitar produtores através de cursos.


OBJETIVO


Criar um espaço um espaço dentro do estande da FAEMG na Semana Internacional do Café (SIC), de 2019, que oferecesse aos visitantes da feira (cafeicultores, marcas de café, agricultores, alunos de 12 a 16 anos da rede pública de Minas Gerais, autoridades — incluindo o Governador do Estado de Minas Gerais — amantes do café, entre outros) uma experiência imersiva e sensorial, mostrando a realidade vivida pelos produtores de café e todo o seu processo, da colheita à embalagem, de uma perspectiva diferente. Então, a ZW Design trouxe a solução: uma sala imersiva!




DESAFIO


O conteúdo precisava ser fiel ao processo da cafeicultura, para que os profissionais pudessem, na sala imersiva, reconhecer a sua história, de uma nova perspectiva. Isso significava, então, desenvolver um aparato que tornasse possível, tanto a captura de cenas do dia-a-dia dos produtores, bem como transportá-los para o ambiente da feira, perdendo-se o mínimo dessa experiência e, se possível, a engrandecendo.


Making of das gravações do vídeo, para sala imersiva.
SIC2019
Simulação da sala imersiva para o estande da FAEMG.

Também foi preciso pensar e definir as medidas para que o espaço fosse criado para atender a quantidade de visitantes diários, considerando o fluxo da sala e o tempo de conteúdo. Sendo assim, chegamos à uma sala com o formato final de um meio octógono com projeção em 180º.



SOLUÇÃO


A solução encontrada pela ZW Design para unir o objetivo da ação à uma experiência inovadora, atendendo a um amplo público, foi criar uma sala imersiva com projeção mapeada de 180º, em 4 paredes formando, então, um meio octógono dentro do estande da FAEMG na SIC.


Visitantes do estande na Faemg e da SIC, na sala imersiva.

"A projeção mapeada entrega ao público uma experiência inovadora e imersiva, que estimula diversos sentidos, atraindo a atenção de todos, além de ajudar na criação de narrativas inusitadas, por meio do audiovisual".

Como resultado, os visitantes poderiam vivenciar de forma imersiva e sensorial o processo do café, saindo da exibição direto para uma degustação do produto.


Sala Imersiva
Público na sala imersiva para a Faemg, na SIC 2019.

O espaço precisaria atrair, se conectar e entregar uma experiência que atendessem à todos, de forma diferente. Assim sendo, foi definido que a experiência precisaria ter um limite de tempo, que não ficasse cansativo para quem estava na sala e, ao mesmo tempo, pudesse entender todo o processo e a importância deles no momento da classificação do tipo de café que é produzido e vendido no mercado. As etapas que deveriam ser abordadas de alguma forma no conteúdo, eram:

  1. Colheita;

  2. Secagem;

  3. Beneficiamento e armazenamento;

  4. Classificação e degustação;

  5. Torra;

  6. Embalagem.




DESENVOLVIMENTO


rRg flexível feito na ZW, em impressão 3D.

A ZW Design desenvolveu em seu lab3D um suporte especial para reunir três câmeras GoPro de alta resolução (4K) e uma lente com grande angulação. Ou seja, com as câmeras presas a um rig flexível feito em impressão 3D, tínhamos uma ferramenta customizada para atender às nossas necessidades e alcançar o resultado final: uma filmagem panorâmica de 180 graus.


"Uma das características mais atraentes da impressão 3D é a sua eficácia em criar designs complexos. Como as impressoras 3D funcionam em camadas de material, elas podem criar formas incomuns, que seriam muito mais difíceis de construir usando técnicas e ferramentas tradicionais".


Além disso, era fundamental planejar cada cena para que funcionasse semelhante a um plano sequência. Ou seja, não haveriam cortes visíveis em cada etapa do filme que seria exibido na sala imersiva. Então, com a solução para a filmagem em mãos, a ZW Design foi até uma fazenda de café para fazer as filmagens conforme roteiro definido.

Fazenda de café em Araponga (MG).

Como resultado, após a captura com as três câmeras, foi necessário corrigir todas as distorções causadas pelas lentes angulares das câmeras e unir as três imagens, formando um painel de 180º. Utilizamos da nossa expertise de video mapping para fazer as correções, levando em conta sempre a geometria que iria ser projetada no estande. Por fim, ajustamos as cores das imagens captadas para que ficassem uniformes e transmitissem, da melhor forma, as belíssimas paisagens gravadas.


Outra parte importante do desenvolvimento do projeto foi, por exemplo, a aprovação do cliente. Utilizando um óculos de realidade virtual (VR) ele pode vivenciar, antes mesmo do estande estar pronto, a experiência da sala imersiva . Isso permitiu que o cliente tivesse a experiência do ambiente em escala real.




RESULTADO


Através de projeções mapeadas, o público pôde acompanhar todo o processo por meio de uma perspectiva que o insere no cenário retratado no vídeo. Diversas tecnologias foram implementadas no processo, da filmagem a sonorização.

Por fim, para encerrar a experiência, o público era convidada à sair diretamente para degustar o café que ele acabou de conhecer, na sala imersiva. Junto à isso, o cheiro do café no ar, devido ao seu preparado ao vivo, fez com que, além de imersiva, a experiência trabalhasse também os sentidos do público, como o olfato e o paladar.


Sala imersiva na Semana Internacional do Café 2019


Gostou do resultado final? Conheça outro projetos de salas imersivas da ZW Design, clicando aqui!



Confira abaixo as fotos do projeto da sala imersiva para feira:




195 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil

bottom of page