A ZW Design desenvolveu a maquete que reproduz o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, além de trazer outros conteúdos da recuperação, pela Fundação Renova.
A FUNDAÇÃO RENOVA
A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo o que foi afetado. Como parte desse objetivo foi criado um novo espaço de interação e conhecimento em Mariana: o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.
OBJETIVO
Criar uma estrutura imersiva, didática e inovadora que permitisse aos visitantes a visualização da representação de forma animada do rompimento da Barragem de Fundão e de todo o percurso da lama até o mar, por meio da bacia do Rio Doce.
Além disso, a instalação interativa deveria, também, trazer outras informações em formas gráficas e ilustradas do trabalho que já foi, e ainda está sendo realizado pela Fundação Renova, pós rompimento da barragem.
O conteúdo também deveria abordar as ações de reassentamento, as comunidades atingidas na região, o reflorestamento, o monitoramento da água e vários outros.
Animação do painel informativo da maquete.
DESAFIO
Reconstituir o maior acidente ambiental do país e um momento muito delicado para a população atingida, além de informar, de modo atualizado e interativo a comunidade e outros visitantes, mantendo viva a memória e a história do fato.
SOLUÇÃO
Inicialmente, oferecemos a solução da maquete animada, senda essa impressa em 3D e recebendo a animação através da projeção mapeada em toda a área afetada — desde a barragem de Fundão, até a foz do rio Doce no mar. Assim, conseguimos dar vida ao projeto, mostrando e situando todos os conteúdos abordados na instalação, com o apoio da escala do mapa.
Como apoio para a animação, utilizamos um painel atrás da maquete para fornecer as informações gráficas, em fotos e textuais, do que estava sendo retratado na maquete. A maquete conta, ainda, com uma tela touch, para que o visitante possa optar qual conteúdo ela gostaria de ver naquele momento.
NA PONTA DOS DEDOS
Pela tela touch screen, cada visitante controla a interação, o que lhe permite navegar dentro dos 11 conteúdos do cenário Memórias Mapeadas:
Rompimento da barragem de Fundão;
Usina de Candonga;
Comunidades atingidas na região;
Reassentamento;
Monitoramento da água;
Reflorestamento;
Incentivo à economia local;
Outros projetos de reparação;
Reassentamento de Bento Rodrigues;
Reassentamento de Paracatu de Baixo;
Reassentamento de Gesteira.
DESENVOLVIMENTO
A maquete 3D animada foi feita por meio de impressão CNC e 3D, recriando o cenário topográfico de aproximadamente 660km, que vai do local da barragem de Fundão, em Mariana (MG) até a foz do rio Doce no mar, no Espírito do Santo. Para suportar o seu peso de quase uma tonelada, foi construída uma estrutura especial.
Utilizamos um projetor para dar vida à maquete e, para o anteparo vertical posicionado ao fundo do cenário, utilizamos um segundo projetor. Isso resultou em um show de cores, luzes e efeitos 3D sincronizados que compõem essa incrível realidade mista.
Os prédios e as igrejas que faziam parte da arquitetura das cidades foram modelados e impressos em 3D (confira na galeria de imagens abaixo), na ZW Design. Ao todo, 12 cidades foram retratadas na maquete. São elas:
Bento Rodrigues, Mariana, Paracatu de Baixo, Gesteira, Barra Longa, Aimorés, Linhares, Colatina de Cima, Colatina de Baixo, Ipatinga, Governador Valadares e Regência, além das usinas hidrelétricas de Candonga (Risoleta Neves) e de Aimorés.
Para completar a experiência do usuário (UX), instalamos dois sistemas de som direcional. Dessa forma, foi possível potencializar o som para quem estivesse perto da maquete, além de não deixá-lo escapar, causando interferência nas outras instalações.
Os efeitos sonoros contextualizaram momentos chave da simulação mostrada na maquete — como o barulho de vidro quebrando, da lama enquanto descia pelas cidades — dando dimensão, realismo e potencializando a imersão no conteúdo.
RESULTADO
O projeto “Memórias Mapeadas” entrega de um cenário imersivo, tecnológico e o mais realista possível da tragédia que aconteceu em 15 de novembro de 2015.
Neste cenário, a projeção mapeada contribuiu para colocar o espectador “dentro” do ocorrido, vendo cada acontecimento de forma a causar impacto, emoção e prender a atenção dos visitantes durante todo seu conteúdo.
A ZW Design, junto à UFMG, desenvolveu ao todo cinco cenários imersivos no local, entre eles a sala imersiva e a linha do tempo. Todos contam com conteúdos e experiências diferentes, para que todos os visitantes conheçam o trabalho que está sendo realizado pela Fundação Renova.
Confira abaixo algumas imagens do projeto:
Adoro jogos online e recentemente descobri uma plataforma que realmente se destaca no mercado português. A interface é intuitiva, os gráficos são impressionantes e a variedade de jogos mantém-me entretido por horas. A melhor parte? A plataforma é acessível a partir de Portugal, o que é um grande bónus. Se quiserem experimentar, recomendo que testem https://weissbet-casino-pt.com/. É uma experiência de jogo que, na minha opinião, é insuperável. Mal posso esperar para voltar a jogar novamente!