Buscar
  • deboracastro7

Maquete com projeção do rompimento da barragem de Fundão

Atualizado: 4 de fev.


A ZW Design desenvolveu a maquete que reproduz o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, além de trazer outros conteúdos da recuperação, pela Fundação Renova.


Maquete 3D animada com o rompimento da barragem de Fundão, em 2015.


A FUNDAÇÃO RENOVA


A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo o que foi afetado. Como parte desse objetivo foi criado um novo espaço de interação e conhecimento em Mariana: o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.



OBJETIVO


Criar uma estrutura imersiva, didática e inovadora que permitisse aos visitantes a visualização da representação de forma animada do rompimento da Barragem de Fundão e de todo o percurso da lama até o mar, por meio da bacia do Rio Doce.


Além disso, a instalação interativa deveria, também, trazer outras informações em formas gráficas e ilustradas do trabalho que já foi, e ainda está sendo realizado pela Fundação Renova, pós rompimento da barragem.


O conteúdo também deveria abordar as ações de reassentamento, as comunidades atingidas na região, o reflorestamento, o monitoramento da água e vários outros.


Animação do painel informativo da maquete.



DESAFIO


Reconstituir o maior acidente ambiental do país e um momento muito delicado para a população atingida, além de informar, de modo atualizado e interativo a comunidade e outros visitantes, mantendo viva a memória e a história do fato.












SOLUÇÃO

Inicialmente, oferecemos a solução da maquete animada, senda essa impressa em 3D e recebendo a animação através da projeção mapeada em toda a área afetada desde a barragem de Fundão, até a foz do rio Doce no mar. Assim, conseguimos dar vida ao projeto, mostrando e situando todos os conteúdos abordados na instalação, com o apoio da escala do mapa.

Antes, ainda em fase de ajustes estruturais e depois da maquete, com a projeção e tela touch.

Como apoio para a animação, utilizamos um painel atrás da maquete para fornecer as informações gráficas, em fotos e textuais, do que estava sendo retratado na maquete. A maquete conta, ainda, com uma tela touch, para que o visitante possa optar qual conteúdo ela gostaria de ver naquele momento.


Conteúdo sobre as APPs sendo representado animado, na maquete 3D.

NA PONTA DOS DEDOS


Pela tela touch screen, cada visitante controla a interação, o que lhe permite navegar dentro dos 11 conteúdos do cenário Memórias Mapeadas:


Tela touch da maquete, para controle de conteúdo.
  • Rompimento da barragem de Fundão;

  • Usina de Candonga;

  • Comunidades atingidas na região;

  • Reassentamento;

  • Monitoramento da água;

  • Reflorestamento;

  • Incentivo à economia local;

  • Outros projetos de reparação;

  • Reassentamento de Bento Rodrigues;

  • Reassentamento de Paracatu de Baixo;

  • Reassentamento de Gesteira.


DESENVOLVIMENTO



Cenário topográfico de aproximadamente 660km.

A maquete 3D animada foi feita por meio de impressão CNC e 3D, recriando o cenário topográfico de aproximadamente 660km, que vai do local da barragem de Fundão, em Mariana (MG) até a foz do rio Doce no mar, no Espírito do Santo. Para suportar o seu peso de quase uma tonelada, foi construída uma estrutura especial.


Utilizamos um projetor para dar vida à maquete e, para o anteparo vertical posicionado ao fundo do cenário, utilizamos um segundo projetor. Isso resultou em um show de cores, luzes e efeitos 3D sincronizados que compõem essa incrível realidade mista.




Processo de ajuste de projeção na maquete 3D.

Os prédios e as igrejas que faziam parte da arquitetura das cidades foram modelados e impressos em 3D (confira na galeria de imagens abaixo), na ZW Design. Ao todo, 12 cidades foram retratadas na maquete. São elas:


Bento Rodrigues, Mariana, Paracatu de Baixo, Gesteira, Barra Longa, Aimorés, Linhares, Colatina de Cima, Colatina de Baixo, Ipatinga, Governador Valadares e Regência, além das usinas hidrelétricas de Candonga (Risoleta Neves) e de Aimorés.



Maquete animada com dois sistemas de som direcional.

Para completar a experiência do usuário (UX), instalamos dois sistemas de som direcional. Dessa forma, foi possível potencializar o som para quem estivesse perto da maquete, além de não deixá-lo escapar, causando interferência nas outras instalações.

Os efeitos sonoros contextualizaram momentos chave da simulação mostrada na maquete como o barulho de vidro quebrando, da lama enquanto descia pelas cidades dando dimensão, realismo e potencializando a imersão no conteúdo.


RESULTADO


O projeto “Memórias Mapeadas” entrega de um cenário imersivo, tecnológico e o mais realista possível da tragédia que aconteceu em 15 de novembro de 2015.


Neste cenário, a projeção mapeada contribuiu para colocar o espectador “dentro” do ocorrido, vendo cada acontecimento de forma a causar impacto, emoção e prender a atenção dos visitantes durante todo seu conteúdo.

Maquete animada representando o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, em Mariana (MG).

A ZW Design, junto à UFMG, desenvolveu ao todo cinco cenários imersivos no local, entre eles a sala imersiva e a linha do tempo. Todos contam com conteúdos e experiências diferentes, para que todos os visitantes conheçam o trabalho que está sendo realizado pela Fundação Renova.


Confira abaixo algumas imagens do projeto:



191 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil