Maquete com projeção mapeada sobre a barragem de Fundão

A Fundação Renova contou com a ZW Design, junto à UFMG, para desenvolver a maquete com projeção mapeada para a Casa do Jardim, em Mariana (MG)

A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo o que foi afetado. Como parte desse objetivo foi criado um novo espaço de interação e conhecimento em Mariana: o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.

A ZW Design, junto à UFMG, desenvolveu cinco cenários imersivos que contam com conteúdos e experiências diferentes para que todos os visitantes conheçam o trabalho que está sendo realizado pela Fundação Renova.

Entre esses cenários, a maquete com projeção mapeada é um dos destaques. Ela une diferentes tecnologias e abordagens sensoriais para potencializar a entrega do conteúdo, criando assim uma experiência marcante.

OBJETIVO

Criar uma estrutura imersiva, didática e inovadora que permitisse aos visitantes a visualização da representação do rompimento da Barragem de Fundão e de todo o percurso da lama até o mar, por meio da bacia do Rio Doce. Além da retratação de forma animada do acidente, outras informações em formas gráficas e ilustradas do trabalho que já foi e ainda está sendo realizado pela Fundação Renova, pós rompimento da barragem. O conteúdo também deveria abordar as ações de reassentamento, as comunidades atingidas na região, o reflorestamento, o monitoramento da água e vários outros.

DESAFIO

Reconstituir o maior acidente ambiental do país e um momento muito delicado para a população atingida, além de informar, de modo atualizado e interativo a comunidade e outros visitantes, mantendo viva a memória e a história do fato.

SOLUÇÃO

Nossa solução foi criar uma maquete impressa em 3D de toda a área afetada, da mina de Fundão até a foz do rio Doce no mar, aliado a uma projeção mapeada na volumetria da maquete e uma segunda projeção em uma tela posicionada logo a frente do usuário.

A primeira projeção fica mapeada na volumetria da maquete e funciona para dar vida ao projeto, mostrando e situando todos os conteúdos abordados na escala do mapa. A segunda projeção fica incumbida de mostrar todos os detalhes do conteúdo apresentado, exibindo gráficos e fotos.

NA PONTA DOS DEDOS

Cada visitante controla a interação na ponta dos dedos por meio de uma tela touch screen, que lhe permite navegar dentro dos 11 conteúdos do cenário Memórias Mapeadas. O conteúdo abrange várias informações pertinentes aos acontecimentos:

  • Rompimento da barragem de Fundão
  • Usina de Candonga
  • Comunidades atingidas na região
  • Reassentamento
  • Monitoramento da água
  • Reflorestamento
  • Incentivo à economia local
  • Outros projetos de reparação
  • Reassentamento de Bento Rodrigues
  • Reassentamento de Paracatu de Baixo
  • Reassentamento de Gesteira

PROCESSO PRODUTIVO

Trata-se de uma maquete interativa feita por meio de impressão CNC e 3D, recriando o cenário topográfico de aproximadamente 660km, que vai do local da barragem de Fundão, em Mariana (MG) até a foz do rio Doce no mar, no Espírito do Santo.  Para suportar o seu peso*, nós construímos uma estrutura de duas partes:

1ª parte: uma base, que também é utilizada como armário para guardar os equipamentos do cenário (computador, nobreak, teclado, controles dos projetores e as fiações).

2ª parte: é composta por um anteparo vertical que também serve como plano de fundo para a projeção.

Utilizamos um projetor de feixe reduzido de alta luminância para dar vida à maquete. Já para o anteparo vertical, posicionado ao fundo do cenário, utilizamos um segundo projetor de feixe curto com objetivo de apresentar as informações, dados e outras animações complementares à maquete. Isso resultou em um show de cores, luzes e efeitos 3D sincronizados que compõem essa incrível realidade mista.

Os prédios e as igrejas que faziam parte da arquitetura das cidades foram modelados e impressos em 3D internamente na ZW Design. Ao todo 12 cidades foram retratadas no cenário, são elas: Bento Rodrigues, Mariana, Paracatu de Baixo, Gesteira, Barra Longa, Aimorés, Linhares, Colatina de Cima, Colatina de Baixo, Ipatinga, Governador Valadares e Regência, além das usinas hidrelétricas de Candonga (Risoleta Neves) e de Aimorés.

Além disso, utilizamos dois equipamentos de som direcional, chamados Sound Dome. Estes equipamentos fazem com que os sons e efeitos fiquem contidos próximos ao cenário da maquete e não afetem tanto outros cenários.

*Curiosidade: A maquete interativa pesa quase 1 tonelada. (Isso é aproximadamente o peso de uma girafa adulta!)

SONORIZAÇÃO

Para completar a experiência do usuário, instalamos dois sistemas de som direcional, potencializando o som para quem estiver perto da maquete e não o deixando escapar para as outras instalações.

Os efeitos sonoros contextualizaram momentos chave da simulação mostrada na maquete, dando dimensão, realismo e potencializando a imersão no conteúdo.

RESULTADO

O resultado do projeto “Memórias Mapeadas”, foi a entrega de um cenário imersivo, tecnológico e o mais realista possível do acontecido em 15 de novembro de 2015, mostrando à população local e aos visitantes de todo o país e de outras cidades do mundo, o rompimento da barragem de forma fiel ao acontecido, além de entregar as informações de forma mais interativa todo o trabalho que já foi e ainda está sendo realizado pela Fundação Renova, para reparar os danos causados com o rompimento da barragem de Fundão.

Neste cenário, a projeção mapeada contribuiu para colocar o espectador “dentro” do ocorrido, vendo cada acontecimento de forma realista, a ponto de causar impacto, emoção e prender a atenção do público em todo seu conteúdo.

A imersão é incrível e garantida para quem curte história, tecnologia e efeitos visuais ou só quer saber mais sobre a maior tragédia ecológica no Brasil.

QUER CONHECER A CASA DO JARDIM?

Instalada em um casarão do século XVIII, a Casa do Jardim é hoje um espaço de imersão e conhecimento com a proposta de levar informação, atividades e diálogo, possibilitando à comunidade e aos turistas mais acesso à cultura.  Ela mantém viva a memória e a historia do rompimento da barragem de Fundão e de todos que, de alguma forma, foram atingidos.

Endereço: Rua Dom Viçoso, nº 236, Mariana/MG – Brasil (em frente a Praça Gomes Freire).

Visitação: De segunda à sexta, das 8h às 18h (o local não abre nos finais de semana e feriados).

Entrada gratuita.

 

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Fundação Renova

Aprovação

Cirlene Furini
Alex Baia
Fabrício de Araújo

Gerente de Projetos

Fabiana Lara

Direção de Arte

Bruno Zanetti Westin

Produção

Sirley Alex
Adriano Zanetti Westin

Projeção Mapeada

Bruno Zanetti Westin

Motion Graphics

Bruno Zanetti Westin
Caio Andrade

Modelo 3D

Twist FX

Ilustração

Sirley Alex

Codificação

Raphael Ramos

Efeitos sonoros

Bruno Zanetti Westin

Últimas do Blog

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post
Tipografia sem segredos: o que é, quando surgiu e qual a sua importância

Tipografia sem segredos: o que é, quando surgiu e qual a sua importância

Dia 5 de Janeiro é celebrado o Dia da Criação da 1ª Tipografia no Brasil. Para isso, criamos um post que explica um pouco mais sobre a sua história em território nacional, sua evolução e como utilizamos na ZW Design.

Ver post
Maquete interativa: conheça o projeto inovador na Casa do Jardim

Maquete interativa: conheça o projeto inovador na Casa do Jardim

A Maquete Interativa faz parte do projeto “Memórias Mapeadas”, um dos cinco cenários que a ZW Design criou, junto à UFMG, para manter viva a memória e a história do rompimento da barragem de Fundão – em Mariana (MG).

Ver post

Compartilhe!