Buscar
  • deboracastro7

Totem interativo personalizado com depoimentos reais

Atualizado: 4 de fev.


A ZW Design desenvolveu um totem interativo para a Casa do Jardim, com os depoimentos dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.


Totem interativo com depoimentos dos atingidos pela barragem de Fundão, em 2015.

A Fundação Renova contou com os serviços da ZW Design, junto à Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, para desenvolver os cinco cenários com conteúdos e experiências imersivas e interativas do Centro de Informação Técnica Casa do Jardim, em Mariana (MG).



A FUNDAÇÃO RENOVA



Estação "Vozes da Memória", na Casa do Jardim.

A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo o que foi afetado. Como parte desse objetivo foi criado um novo espaço de interação e conhecimento em Mariana: o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.




OBJETIVO


Criar uma instalação para proporcionar a aproximação dos visitantes, utilizando depoimentos e histórias reais sobre o rompimento da barragem de Fundão – abordando o antes, durante e depois. Humanizar os fatos e transmitir os sentimentos das pessoas que viviam em Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Barra Longa e Gesteira.


Depoimento de um dos atingidos em Bento Rodrigues, pela Barragem de Fundão, em 2015.



Visitando ouvindo depoimentos na estação.

O objetivo era criar uma instalação que fosse além de apenas uma locução, mas que transmitisse a sensação de uma conversa com cada uma dessas pessoas que contaram um pouco da sua história, para que os visitantes pudessem estar imersos aos depoimentos.


Todas as histórias contadas nessas conversas entregam a emoção e sentimentos para os visitantes, da Casa do Jardim.


Trecho do depoimento de um morador de Mariana, sobre a época do rompimento da barragem da barragem de Fundão.



DESAFIO


Nesse projeto, a equipe da ZW Design enfrentou dois desafios:

  • Criar uma estrutura na qual o visitante tivesse a oportunidade de “bate-papo” com quem está inserido na situação;

  • Colher depoimentos de forma humanizada, respeitando a dor e o momento de cada pessoa (como a perda de casas, familiares, amigos, pertences, memórias e cultura).


Um dos manequins da estação "Vozes da Memória".
"Não é fácil perder tudo. O negócio foi às 4h da tarde, às 4h10 e, de uma hora para outra, a gente tinha tudo e, depois, não tinha mais nada. Não tinha nem a própria roupa do corpo".

Trecho do depoimento de um dos atingidos em Bento Rodrigues, pela Barragem de Fundão, em 2015.



SOLUÇÃO


Desenvolvimento do projeto técnico dos manequins.

Para cumprir o objetivo de aproximação dos visitantes às pessoas que vivenciaram a tragédia, foram utilizados manequins portando um tablet no peito e fones de ouvido.


A instalação permite que o visitante fique imerso nas histórias contadas e cria uma conexão com as narrativas.


Cada manequim possui três depoimentos diferentes (ao todo são 12 depoimentos), onde cada um aborda a vida antes do rompimento, o dia do rompimento e como está a vida hoje e o que esperam para o futuro.


Visitantes ouvindo depoimentos reais no manequim interativo, sobre o rompimento da barragem de Fundão.

Toda a estrutura — do manequim e do layout do aplicativo do tablet — foi pensada para ser acessível e de fácil compreensão. A interface é simples e contém apenas legenda da locução, permitindo que o foco seja totalmente na história narrada, além de tornar acessível para todos os públicos.


Trecho do depoimento de um dos atingidos em Bento Rodrigues, pela Barragem de Fundão, em 2015.



Para garantir a veracidade do conteúdo, a equipe da ZW Design fez uma visita à vários lugares tomados pela lama do rompimento, incluindo o subdistrito de Paracatu de Baixo, além de uma ida até a cidade de Mariana para conversar com marianenses e moradores de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Barra Longa.


Visita de campo da equipe ZW Design em Paracatu - Mariana (MG), em 2018.

Foram utilizados também outros depoimentos já colhidos pela equipe da Fundação Renova. Esse processo auxilia na forma de humanizar o conteúdo e o projeto, para que as pessoas que não foram atingidas diretamente pela tragédia pudessem sentir e entender melhor o contexto.

Trecho do depoimento de um dos atingidos em Bento Rodrigues, pela Barragem de Fundão, em 2015.



RESULTADO


A instalação Vozes da Memória trouxe ao público a oportunidade de estar imerso à história e lembranças reais, o presente e o que esperam para o futuro aqueles que, de alguma forma, foram atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.


Estação "Vozes da Memória", na Casa do Jardim.

Confira algumas imagens deste projeto:




12 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil