top of page
Buscar
  • deboracastro7

Design de carro da NASCAR WHELEN EURO SERIES

Atualizado: 4 de fev. de 2022


Em uma parceria especial com o piloto brasileiro Marconi Abreu, a ZW Design desenvolveu o layout do carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series em sua categoria, na temporada de 2017.


Layout do carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series.


OBJETIVO


Carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series.

Abraçar o visual do mundo dos carros de corrida da NASCAR americana para assim dar personalidade ao carro do piloto brasileiro, essa foi a linha visual sugerida para desenvolver a aparência do carro, que teria como cor base, o preto. As demais cores deveriam ser marcantes, com alto contraste e, se possível, fazendo referência às cores da bandeira brasileira.

"…criamos a simbologia do piloto levar todo o Brasil consigo, no carro."

Carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series.

O carro também precisava ter características visuais que o fizessem se destacar dos demais concorrentes, além de ter baixo custo para aplicação em novas peças da carenagem, caso fossem necessárias uma ou mais substituições de peças.


Outra diretriz foi a de incluir os patrocinadores exclusivos, distribuídos em locais predefinidos na carroceria do carro.



DESAFIOS


O piloto Marconi Abreu passou diversas informações com relação às áreas de destaque do carro, com o objetivo de enfatizar os melhores ângulos de visualização do público presente nas corridas e para as câmeras de transmissão de TV.


Carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series, durante corrida.

Um dos maiores desafios explicitados por Marconi, diz respeito à corrida em si. O carro sofre algumas batidas durante a prova e nem sempre existem para-choques sobressalentes com a mesma pintura, então precisávamos criar um design que levasse em conta as peças do carro que tem mais chance de serem trocadas sem descaracterizar sua aparência.



SOLUÇÃO


Pesquisamos todos os carros da categoria para aprender com as “boas práticas” já aplicadas e, garantir o desenvolvimento de um layout único. Foram apresentadas duas soluções seguindo o briefing feito junto ao piloto.

Carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series.

A primeira tinha como foco faixas de corrida, para dar um tom mais agressivo e reforçar a impressão de velocidade. As cores, com alto contraste, traziam um destaque para o carro mesmo que visto de longe e, o número do carro teve tratamento especial para reforçar todos esses pontos.


Primeira opção de layout oferecido para o carro do Marconi Abreu.

A segunda opção trouxe a referência direta das cores do Brasil e, a partir dela, surgiu a ideia de colocar as estrelas da bandeira nacional acompanhando o número que representa o piloto. Foram posicionadas as 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros mais o distrito federal e, dessa forma, criamos a simbologia do piloto levar todo o Brasil consigo no carro.


Segundo Marconi Abreu, os itens que sofrem mais com danos durante uma corrida são os para-choques traseiros, depois os dianteiros, seguido pelas portas e capô.


Segunda opção de layout oferecido para o carro do Marconi Abreu.

RESULTADO


O carro ficou bem diferenciado dos demais concorrentes e, destacou-se pelo uso de cores vivas nas faixas amarela e verde que cruzam o carro.


Carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series.

A numeração do carro com estrelas que parecem se desprender da pintura por causa da velocidade foi um destaque a parte. Esse tipo de personalização não é usada pelos demais competidores, mesmo o número sendo um dos principais diferenciais dos pilotos.


Marconi Abreu com o carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series.

A identificação do piloto com o carro foi um grande marco em nosso projeto, pois essa união cria uma presença única entre carro, piloto e fãs.


Marconi Abreu comemorando sua vitória da NASCAR Whelen Euro Series.

O melhor resultado, que selou a beleza do design do carro, foi o título de campeão da temporada 2017 conquistado por Marconi Abreu. É um enorme orgulho para a ZW Design fazer parte dessa conquista e marcar o campeonato da NASCAR com nosso projeto.


Marconi Abreu comemorando sua vitória da NASCAR Whelen Euro Series.


Confira abaixo as fotos do projeto:





100 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil

bottom of page