top of page
Buscar
  • deboracastro7

Maquete com projeção mapeada da Arena MRV

Atualizado: 4 de fev. de 2022


A ZW Design desenvolveu uma experiência imersiva, desenvolvendo a maquete 3D com projeção mapeada e corredor sonorizado para o Centro de Experiências, da Arena MRV.


Maquete 3D animada com projeção mapeada, da Arena MRV.

O CENTRO DE EXPERIÊNCIAS DA ARENA MRV


O Centro de Experiências é um espaço destinado a estreitar laços entre o torcedor atleticano e a Arena MRV. Com 350m², o espaço está dividido em uma maquete com projeção mapeada, cinema de imersão 270°, camarote modelo, uma incrível experiência de realidade virtual, uma loja com diversos souvenirs e um deck com vista panorâmica para a obra do estádio. Lá, os torcedores atleticanos podem ver e sentir um pouco o que será o novo estádio do Clube Atlético Mineiro.



OBJETIVOS


Desenvolver uma maquete tecnológica fiel ao projeto final, mas que trouxesse uma forma inovadora e imersiva, a representação do futuro estádio do Atlético Mineiro, a Arena MRV.



Junto à isso, o espaço deveria trazer a sensação de que, ao entrar no Centro de Experiências, o visitante estivesse entrando no estádio e, logo após, pudesse ter uma visão macro do empreendimento. O Centro de Experiências realiza a venda de cadeiras cativas e camarotes da Arena MRV e, essa representação do estádio, deveria reforçar essa meta.

Visitantes e torcedores do Atlético-MG, conhecendo a maquete 3D animada da Arena MRV.

Por fim, a maquete interativa em si deveria, também, ser uma forma ferramenta de informação sobre o empreendimento. Dessa forma, era preciso desenvolver um conteúdo que destacasse pontos importantes, como entrada e saída de pessoas, carros, pontos de transporte público e carros de aplicativo.


Maquete animada com projeção animada
Conteúdo informativo de fluxo de visitantes torcedores, na Arena MRV.

Era necessário, também, mostrar todas as possibilidades de utilização do estádio, não apenas em dias de jogos, mas a usabilidade da sua esplanada e do seu espaço interno, para eventos culturais e de entretenimento.


DESAFIO


O grande desafio deste projeto para o Centro de Experiências da Arena MRV era a impressão da estrutura em grandes formatos. A solução foi a utilização da tecnologia de impressão 3D, aliado ao corte a laser para partes específicas da estrutura. A maquete precisaria ter um tamanho adequado que atendesse o espaço e a sua visualização pelos visitantes. Então, foi proposto que ela tivesse 2 x 2 metros.


Projeto de impressão e corte e o depois da maquete, já pronta e instalada no local.

No final, era preciso criar uma experiência completa, abordando não apenas os aspectos visuais, mas também sonoros. Dessa forma, seriam entregues dois espaços complementares, que juntos, criaram a ideia de um todo.


Maquete animada
Desenvolvimento do projeto da maquete interativa, da Arena MRV.

SOLUÇÃO


Inicialmente, para dar a sensação de estar entrando no estádio (Arena MRV), foi criado um corredor com sonorização espacial, onde o som fosse percebido em ondas. Desta forma, conforme o visitante vá entrando no Centro de Experiências, o som do canto da torcida vai passando pelo corredor. Assim recriamos a mesma experiência de quando o torcedor adentra um estádio, e vai chegando cada vez mais perto da arquibancada.


Maquete viva
Corredor sonorizado com áudio espacial, no Centro de Experiências da Arena MRV.

Após sair do corredor, o visitante entra em um espaço com uma maquete com projeção mapeada desenvolvida em uma mescla de impressão 3D, corte a laser e projeções que reproduzem a Arena MRV e o seu entorno. Ao mesmo tempo, a maquete também exerce o papel de tela para exibição de conteúdos informativos do empreendimento.


Maquete 3D animada com o informativo sobre o empreendimento.

DESENVOLVIMENTO


Com mais de 100 peças formando apenas o estádio, foi desenvolvido um processo de modelagem para recriar a estrutura camada por camada. Para tal, todas as peças deveriam ser planejadas encaixar entre si, para a montagem final no modelo do terreno.



Depois de todas as peças simuladas em ambiente virtual, demos início a produção. As peças com corte a laser foram desenhadas para criar uma base de sustentação e simular a esplanada do estádio e as demais peças foram impressas em 3D.


Maquete animada
Montagem da maquete da Arena MRV, para o Centro de Experiências.

Após a parte de impressão e corte a laser serem finalizadas, era hora de colocar a mão na massa! Foram necessárias mais de 250 horas de trabalho para que a maquete pudesse ser totalmente montada. Posteriormente, foi realizado o transporte da maquete para o Centro de Experiências. Este foi um dos principais desafios, uma vez que foi necessário utilizar a técnica de rapel para deslocar a maquete do local de montagem para o caminhão que faria o transporte e, depois, para o local de exposição.


Por fim, com a maquete já instalada no Centro de Experiências da Arena MRV, iniciamos a etapa de acabamentos finais e ajustes dos 4 projetores que compõem a projeção mapeada.


Teste de mapping para a maquete 3D animada, da Arena MRV.

DANDO VIDA À MAQUETE


Paralelo ao processo de desenvolvimento físico da maquete, o roteiro do vídeo foi criado considerando como o visitante consumiria esse conteúdo da projeção mapeada.


Maquete animada com projeção animada
Maquete interativa da Arena MRV, no Centro de Experiências.

Para isso, simulamos a passagem real da luz do sol no estádio, os acessos dos torcedores atleticanos e dos visitantes no seu entorno, a chegada do ônibus com os jogadores na Arena MRV — com os torcedores fazendo a “rua de fogo”, que é um tradição de incentivo ao time em dias de jogo —, além de exibir as características gerais do estádio.


Projeção animada da "rua de fogo", na maquete da Arena MRV.

Estes foram alguns dos itens pontuados para criar uma história e transformar a maquete com projeção mapeada em algo além do que só uma representação, em menor escala, de como ficará o futuro estádio do Clube Atlético Mineiro. Transformamos, também, a maquete em uma experiência imersiva, instrutiva e emocionante!




RESULTADO


Como resultado, a ZW Design entregou uma experiência imersiva, sensorial e interativa para o público do Centro de Experiências da Arena MRV. A união do corredor sonorizado, com a maquete interativa criou um ambiente de experimentação e se sensações diversas.

Maquete viva
Sérgio Sette Câmara e Ronaldinho Gaúcho, colocando o símbolo do Atlético Mineiro na maquete da Arena MRV.

Para os torcedores apaixonados, a sensação de poder vivenciar a emoção de ouvir a plateia e ver a futura casa do Atlético Mineiro, foi indescritível. Já para os investidores, e compradores de cadeira cativa e camarote, a experiência proporciona uma visualização mais ampla do investimento que está sendo realizado. Com a maquete interativa, desde já, todos poderão conhecer as funcionalidades que o espaço da Arena MRV oferecerá, tanto interno, como externo. Por fim, eles também poderão entender a funcionalidade do espaço em dias de jogo, como entrada de torcedores, as vias de acesso e muito mais.


Confira abaixo as fotos do projeto da maquete 3D, para a Arena MRV:





1.745 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil

bottom of page