A ZW Design desenvolveu sua visão de Cozinha do Futuro, para o ambiente "Gourmet dos Sentidos", do arquiteto Sérgio Vianna, na Casa Cor Minas 2021.

A CASA COR
A CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.
GOURMET DO SENTIDOS DECA, POR SÉRGIO VIANNA

Quatro módulos de contêiner formam o espaço modular que ganha sofisticação e conforto com os equipamentos, revestimentos e marcenaria. Envolvida por um deck de madeira, a construção se integra com a natureza ao seu redor.
Os cinco sentidos são trabalhados através de texturas, projeções visuais, cheiros, sons e o paladar.
OBJETIVO
O objetivo principal era integrar a expertise da ZW Design ao projeto do arquiteto Sérgio Vianna. Ou seja, criar um espaço sofisticado e elegante que a sintetizasse inovação e tecnologia e onde o design de experiência estivesse presente em todo o projeto.

"Eu quis trazer o design de experiência para dentro de casa. E, nesse contexto, a gente chamou a ZW Design, para desenvolver soluções inovadoras para essa experiência." Sergio Vianna.
Ao mesmo tempo, outro desejo do arquiteto era que a natureza estivesse inserida no projeto arquitetônico, utilizando da tecnologia e do design para trazer essa experiência disruptiva à Casa Cor.
DESAFIO
Primeiramente, foi preciso avaliar as possibilidades de espaços e condições do ambiente para, então, propor as soluções de arte + design + tecnologia que melhor se adaptassem ao projeto.

Era preciso, também, trazer o design de experiência ferramenta de utilidade no dia a dia. Além do apelo visual, a cozinha do futuro precisava ser pensada para empoderar pessoas em suas necessidades, explorando a tecnologia para atender aos anseios do usuário.
SOLUÇÃO
A bancada de receitas digital
Antes de mais nada, buscamos transformar a experiência na cozinha em um momento divertido e intuitivo que atendesse a necessidade de diversos públicos.

Foram combinados recursos e projeção mapeada, animação 3D e sensor de movimentos para auxiliar no passo a passo das receitas, indicando, por exemplo, as linhas de corte, organização e quantidade de ingredientes.

Esta integração do espaço físico de preparo de alimentos, com um conjunto de recursos visuais, não apenas auxilia na realização de receitas, como também resulta em projetos diferenciados, modernos e cheios de personalidade.
A natureza na cozinha do futuro
Outro ponto importante do projeto, é sem dúvida a integração da natureza ao ambiente desenvolvido pelo Sergio Vianna. Pensamos em uma forma de fazer essa integração não apenas em um local, mas sim, como elemento que unisse a temática dos diferentes espaços.

Com a ambientação digital, conseguimos dialogar com toda a decoração e arquitetura local, criando diversas possibilidades, como a cascata e a TV que vira uma janela. Bruno Zanetti
Nesse sentindo, trabalhamos os três espaços distintos, inspirados com a mesma temática de jardins orientais. Os visitante eram recebidos na entrada do estande por uma cachoeira com um espelho d'água, para onde foram desenvolvidas diversas projeções mapeadas. A primeira dessas projeções era um lago de carpas, integrado diretamente ao conteúdo de uma TV que foi transformada em uma janela virtual.


O espelho d'água seguia pela lateral até a parte traseira do estande, onde foi criado um espaços instagramáveis . Com a instalação de uma gangorra em uma das árvores do deck, as pessoas podiam sentar e tirar foto, fazer filmagens e relaxar um pouco, Neste espaço a junção dos elementos reais e virtuais foram o grande destaque.
O encontro do real e o digital, propõe o engajamento e permite uma experiência realista e interativa com o cenário.
Na parte interna do estande, além da "Janela virtual", trouxemos o espelho d'água para cima da mesa de jantar, que recebeu uma projeção de flores de cerejeira e carpas nem movimento.

Através do convite do Sérgio, a ZW Design pensou em como seria a cozinha do futuro.

Por último, todos os conteúdos eram controlados pelo sistema desenvolvido pela ZW Design. Pelo próprio celular, o arquiteto conseguia fazer a troca de conteúdo do espelhos d'água e da mesa de jantar, por exemplo, de forma prática e intuitiva. Assim, o ambiente trazia conteúdos diferentes nos ambientes digitais, durante vários dias da Casa Cor.
RESULTADO
Com esse projeto, o ambiente "Gourmet dos Sentidos Deca" experimentou sair das paredes do convencional e explorar novos campos, criando assim, experiências visuais que podem deixar um impacto duradouro na mente das pessoas.
"O Gourmet dos Sentidos é um ambiente sensorial. A gente trouxe muitas soluções inovadoras, dos produtos às projeções, que criam múltiplas experiências." Sério Vianna, arquiteto.
Confira as imagens do projeto abaixo: