top of page
Buscar
  • deboracastro7

Ambientação imersiva para camarote no maior carnaval do mundo

Atualizado: 4 de fev. de 2022


A ZW Design desembarcou na Marquês de Sapucaí (RJ) para entregar uma experiência imersiva e disruptiva para o público do Camarote MAR.


Projeção mapeada no Camarote MAR, no carnaval da Marquês de Sapucaí (RJ).


O CAMAROTE MAR



O Camarote MAR foi inaugurado na Marquês de Sapucaí (RJ), no carnaval de 2019, como um ambiente que tem na sua essência a paixão pela cidade maravilhosa.


Com uma proposta inovadora, o “MAR” (Mais Amor ao Rio) tem como objetivo principal curtir o Carnaval de forma responsável e inspirado em cinco pilares fundamentais: bem-estar, inovação, responsabilidade social, sustentabilidade e tecnologia. O local no Carnaval 2020 teve espaço para 1,2 mil pessoas no setor seis do sambódromo e a maior varanda da Marquês de Sapucaí.



OBJETIVO


O objetivo principal deste projeto era criar uma experiência diferenciada dos demais camarotes do sambódromo da Marquês de Sapucaí (RJ), levando inovação e tecnologia para o público do Camarote MAR, no seu ano de estreia. Para isso, a ZW Design propôs um ambiente imersivo utilizando projeção mapeada e um projetor de holograma!




DESAFIO


Oferecer uma experiência imersiva que fizesse com que o convidado se sentisse completamente dentro do tema do camarote. Entretanto, este universo de inovação deveria ampliar a visão do espectador para além dos limites da Sapucaí, criando uma fusão entre o espaço físico e a cultura carioca, entre o racional e o sentimental.

Processo de criação do conteúdo da projeção mapeada do Camarote MAR.

SOLUÇÃO


A solução da ZW Design para levar inovação e tecnologia para o Camarote MAR, foi utilizar projeção mapeada e holografia como diferencial inovador e tecnológico do espaço.



Projeção mapeada no Camarote MAR, no carnaval da Marquês de Sapucaí (RJ).

Não há limites para onde a criatividade pode levá-lo, ao incorporar a projeção em seus eventos.

Holograma exclusivo para o camarote Mar.

Na entrada no camarote o público encontrava um holograma, da startup Holobox, que utilizava a marca do MAR para criar uma ligação com os ícones marcantes do carnaval e do Rio de Janeiro.


Já no segundo andar, a solução foi criar um corredor imersivo, levando movimentos à um espaço que inicialmente seria só de passagem, através da projeção mapeada. A experiência única para o público, transportava para dentro do camarote o mar e a cidade maravilhosa, de uma forma completamente diferente.


Projeção no Camarote Mar, incorporando a temática da cidade ao espaço, criando um ambiente de imersão.

A TECNOLOGIA COMO ARTE DO ENCANTAMENTO


Em primeiro lugar, foi desenvolvido um holograma, que buscava uma tradução da marca do camarote, utilizando ícones holográficos, conforme briefing definido com o cliente. Assim também foi feita a conexão com o carnaval, utilizando o principal símbolo da festa na cidade do Rio de Janeiro: os Arcos da Apoteose. Por fim, foi proposto para terminar o holograma, uma esfera de água para remeter ao mar, trazendo assim, já na recepção do público, um spoiler do que seria visto a seguir.


A projeção mapeada, além de encantar e surpreender, tem alto potencial de ‘viralização’ nas redes sociais. Quem não quer mostrar aos amigos uma experiência única?

Projeção no Camarote Mar, na Marquês de Sapucaí.

Logo depois, no segundo andar do Camarote MAR, foi desenvolvido uma experiência imersiva em um corredor de acesso, utilizando a projeção mapeada. A ideia principal era oferecer ao público um ponto de vista da cidade totalmente disruptivo, diferente de como ele está acostumado a ver normalmente. Nesse sentido, unindo conceito e experiência, a projeção começava trazendo uma imersão nas profundezas do mar, como um “mergulho” junto aos peixes e outros animais. Por fim, uma vista única para a cidade maravilhosa emergia, com o pôr-do-sol e os tão marcantes fogos de artifício no céu. Assim, entregamos ao público a sensação de estar em um cruzeiro, em pleno carnaval.



RESULTADO


Unir tecnologia, arte, música e os nossos sentidos é sempre um grande desafio. Mas é, também, extremamente gratificante. Agora imagina fazer tudo isso na maior festa popular do Brasil?


Projeção no Camarote Mar, na Marquês de Sapucaí, em 2020.

Confira abaixo as fotos do projeto de projeção mapeada no maior carnaval do mundo:






Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil

bottom of page