Buscar
  • deboracastro7

Sala imersiva multissensorial com projeção em 360º

Atualizado: 4 de fev.


A ZW Design desenvolveu uma sala imersiva multissensorial com projeção mapeada em 360º, no Casa do Jardim, da Fundação Renova, em Mariana (MG).


Sala imersiva 360° para Fundação Renova.

A FUNDAÇÃO RENOVA


A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo o que foi afetado. Como parte desse objetivo foi criado um novo espaço de interação e conhecimento em Mariana: o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.

A ZW Design, junto à UFMG, desenvolveu ao todo cinco cenários imersivos no local, entre eles a maquete e a linha do tempo. Todos contam com conteúdos e experiências diferentes, para que todos os visitantes conheçam o trabalho que está sendo realizado pela Fundação Renova.



OBJETIVO


Criar um espaço de contemplação e reflexão, que mostrasse de forma lúdica as transformações da vida através das mudanças inevitáveis que acontecem todos os dias. Além disso, o conteúdo deveria passar aos visitantes a mensagem de que, mesmo após de um acontecimento triste, a vida continua e pode se renovar.





DESAFIO


Planejar e construir um espaço que possibilitasse o visitante sentir-se totalmente imerso no conteúdo. Para isso, a experiência deveria abranger todos os sentidos do visitante.




Por fim, era preciso desenvolver um storytelling ligado ao conteúdo definido para a sala, trazendo imagens realistas, aumentando, ainda mais, a experiência do visitante.

Sala imersiva sensorial com projeção mapeada, na Casa do Jardim.


SOLUÇÃO


Em primeiro lugar, criamos um espaço que se propunha a transportar o visitante através do ciclo das águas. Igualmente, mostrávamos que a renovação é possível, mesmo nos cenários mais insólitos.


Desenvolvimento do vídeo da sala imersiva sensorial, com projeção mapeada.

Utilizando técnicas de computação gráfica, aliada a projeções papeadas em quatro paredes, criamos um ambiente 360 graus.


Ao mesmo tempo, desenvolvemos um sistema de automação para controlar três dispositivos que complementam a imersão: vento, água e cheiro. Assim, todas as ações estariam sincronizadas com o conteúdo que passa ao redor do visitante.



Trecho do vídeo da sala imersiva sensorial com projeção mapeada.

Por fim, um sistema de som 5,1 transmitia uma poesia, criada exclusiva para o projeto. Dessa forma, foi possível mostrar os ciclo das águas, sem perder a leveza, a imersão e a forma lúdica do conteúdo.


Com um fluxo de água dançando ao redor dos visitantes, direcionamos o olhar para acompanhar a leitura da poesia.


A vida é transformação A cada caminho A cada movimento A cada desafio
Assim como acontece com a água que mesmo sendo feita de gotas, se torna rio, se torna mar.
E em tudo que toca começa a transformar


RESULTADO


A sala imersiva multissensorial com projeção mapeada tornou-se um local onde os visitantes têm uma experiência 360º marcante e encantadora. Aliando conceito, tecnologia e arte para alcançar sensações e experiências significativas, conseguimos amarrar todos os objetivos propostos para o projeto.


Trecho da sala imersiva, quando acontece a chuva.


#artedigitalimersiva #ambienteimersivo #arteimersiva #ambienteimersivodigital #arteimersivadigital #salaimersiva

260 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil