top of page
Buscar
  • deboracastro7

Museu imersivo e sensorial para UFMG

Atualizado: 25 de fev. de 2022


A ZW Design desenvolveu 4 salas imersivas para o Museu Itinerante Ponto UFMG, com muita tecnologia e inovação.


Museu Imersivo
Alunos em visita ao Museu, em evento na Praça da Estação (BH-MG).

MUSEU INTINERANTE PONTO UFMG



O Museu Itinerante PONTO UFMG é um espaço científico-cultural interativo, voltado para exploração da Ciência e Tecnologia, adaptado em uma unidade móvel que atende primariamente escolas e cidades de Minas Gerais.



Seu espaço interior é dividido em seis ambientes – Antessala, Sala Energia e Transformação, Sala da Mata, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala Consciência – que trabalham de forma interativa diversas áreas da ciência e tecnologia. O museu imersivo, além das atrações internas, promove exposições e oficinas externas interligando as mais diversas áreas do conhecimento e da ciência.



OBJETIVO


Crianças na fila do Museu, em evento de 2019.

A ZW Design deveria desenvolver um projeto para quatro salas imersivas do Museu Itinerante Ponto UFMG, englobando não só os conteúdos, como, também, a cenografia.


A solução apresentada deveria entregar uma experiência de imersão completa aos visitantes. Além disso, cada uma das novas salas deveriam possuir conteúdos diferentes de acordo com a temática do caminhão, mas que se interligassem.


O público-alvo deste museu e suas salas imersivas são as crianças e os adolescentes, principalmente os alunos da rede pública e estadual. Contudo, o espaço precisava se comunicar com pessoas de todas as idades. Sendo assim, as salas deveriam seguir a temática científico-cultural, mas, trazendo essa mensagem através de recursos tecnológicos e imersivos.



DESAFIOS


VideoMapping
Projeto técnico – Capacidade e circulação.

O espaço reduzido do caminhão limitava algumas abordagens. Dessa forma, era necessário estudar como lidar com áreas de circulação de pessoas, incluindo as com deficiência, além da instalação de equipamentos.


Para cada uma das salas imersivas, os elementos cenográficos deveriam ser pensados não só para complementar o projeto virtual, mas também para agregar valor na experiência tátil e de interação com as estruturas, complementando a dinâmica das salas.





Os conteúdos das salas deveriam unir, ao mesmo tempo, o lúdico e o educacional, e assim, construir uma narrativa descontraída, tornando o aprendizado mais dinâmico e dando a oportunidade de que cada participante, fossem eles crianças ou adultos, alunos ou professores, absorvessem o conteúdo de forma intuitiva.



Crianças em visita ao Museu, na sala Consciência.


SOLUÇÃO


O projeto desenvolvido para o Museu Ponto apresenta uma série de salas que utilizam projeções mapeadas, todas criadas em conjunto com os ambientes cenográficos. Do mesmo modo, todas as projeções são acompanhadas de efeitos sonoros criados especialmente para aprofundar ainda mais a imersão.

Dessa forma, criamos ambientes que combinam elementos visuais, cenográficos e sonoros que transportam o espectador nessa jornada de conhecimento. Assim, entregamos ao público uma experiência prazerosa e lúdica de assimilação dos assuntos abordados no museu.


Museu Itinerante Ponto UFMG, com identidade visual e 4 salas desenvolvidas pela ZW Design.

ANTESSALA


A antessala foi idealizada para ser um espaço de descompressão, onde o público pudesse iniciar o trajeto pelo museu, recebendo informações e mensagens importantes sobre a visitação.


Primeiramente, expandimos a percepção de espaço instalando três monitores no teto e um espelho infinito na parede frontal. O conteúdo construído a partir de LED’s e vídeos, inicia a experiência dentro do museu criando uma janela para o universo.


Completando a introdução inicial, nas telas superiores são exibidas palavras que resumem a temática do museu, abrindo a imaginação do visitante para o que há por vir.




SALA ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO


A primeira das salas imersivas — propriamente dita — do Museu Itinerante PONTO UFMG, foi criada para ser uma experiência impactante e contemplativa. Elaborada com projeção mapeada e estruturas cenográficas em 3D, ela busca mostrar toda a potência dos quatro elementos da natureza: fogo, ar, terra e água.


VideoMapping
A primeira sala imersiva do Museu Itinerante Ponto UFMG, “Energia e Transformação”.

A cenografia criada para esse ambiente pode ser dividida em duas partes. A primeira delas corresponde a parede sem projeção, totalmente preenchida por uma estrutura simulada de rochas. Assim, trazemos ao espaço a tridimensionalidade e a sensação de estar entrando em um ambiente natural. A segunda parte da estrutura, foi criada como uma forma geométrica abstrata, mas que, com o auxílio da projeção mapeada, poderia ser trabalhada os quatro elementos, sendo uma opção dinâmica para a troca do conteúdo durante a exibição.


Toda a narrativa do video mapping, foi pensada para apresentar as formas de energia presentes na natureza e suas transformações, de forma contínua. Nesse sentido, o espectador é conduzido em um viagem sem corte ou paradas, através do conteúdo, que revela e apresenta toda a potência dos elementos. Para isso, o conteúdo passa pelo espetáculo de um vulcão em erupção até o poder da fauna e flora que, ao final, domina toda ao ambiente, convidando o público a adentrar a próxima sala.



SALA DA MATA


Este espaço foi pensado para recriar uma mata dentro do caminhão, utilizando cenografia, projeção mapeada e hologramas como um contra ponto para além da dicotomia entre natureza e tecnologia. Da mesma forma, o arranjo de elementos fornece um ambiente convidativo e perfeito para que o visitante tire fotos, seja para postar ou mostrar para os amigos.


ProjeçãoMapeada
Holograma de desenvolvimento de flores – Sala Mata

Para criar uma cachoeira dentro do caminhão, utilizamos cenografia em conjunto com projeções mapeadas. Também incluímos flores e pequenos animais, utilizando hologramas. Como resultado, conseguimos desenvolver um ambiente tridimensional e dinâmico, onde é possível que os visitantes, assim como na natureza, encontrem diversidade e movimento.



SALA CONSCIÊNCIA


Museu Imersivo
Testes de projeção em meia esfera – Sala Consciência.

A última sala do caminhão traz a experiência de uma viagem à consciência dos visitantes, sobre suas ações e como elas estão afetando o planeta em que vivemos. Para isso, a ideia foi criar um ambiente que lembrasse o espaço sideral, e dar ao público uma visão focada em nosso planeta e tudo que vem acontecendo por aqui.


Para criar esse ambiente, foram utilizadas dezenas de luzes de LED junto três paredes e o teto com textura espelhada, dando profundidade ao espaço, além de ampliá-lo para uma experiência mais imersiva. Para recriar a Terra, fazendo com que o conteúdo pudesse ser representado no mesmo formato esférico, foi produzida uma semiesfera. Assim, a projeção mapeada foi feita diretamente nela, que também foi utilizada como a tela de projeção de todo o restante do conteúdo.




O conteúdo da sala busca criar no público uma percepção de como nossas ações estão afetando o planeta e, no final, uma reflexão do que estamos fazendo para mudar isso. Para tal, a projeção aborda assuntos como o lixo que criamos e onde os despejamos, sobre a poluição causada pelo homem, sobre as queimadas, o desmatamento, entre outros. Por fim, foram utilizados efeitos sonoros que têm relação direta entre a imagem e o que estamos assistindo. Todo o conteúdo e ambientação da sala foi desenvolvido para ser apresentado de forma lúdica. Assim, reforçamos ainda mais a conexão com a proposta do museu e a mensagem final que ele quer trazer para o seu público.



RESULTADO


Museu Itinerante Ponto UFMG em evento na Praça da Estação, Belo Horizonte (set/19).

Através das salas imersivas temáticas, foi possível criar um espaço dinâmico e interativo, desenvolvido especialmente para levar conhecimento, despertar a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação dos estudantes de forma natural e democrática.


Como resultado, o visitante é levado em uma viagem sobre as relações do homem com o mundo que o cerca. Durante o passeio, saímos do macro e vamos para o microcosmo, deixamos de ser espectadores e somos convidados a não só interagir, mas a sermos protagonistas dessa história.


ProjeçãoMapeada
Mensagem de enceramento – Sala Consciência

Propositalmente, o passeio termina com o planeta Terra visto sob uma outra perspectiva, deixando uma pergunta chave: “E você, está fazendo a sua parte?”. Dessa forma, o museu espera que todos saiam dessa experiência sentindo-se parte integrante dela.



Confira abaixo as fotos do projeto de salas imersivas para o Museu Itinerante Ponto UFMG:




Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil

bottom of page