top of page
Buscar
  • Foto do escritorIngridy Baldez

Sensações e pertencimento: como experiências imersivas provocam nossos sentidos

Você sabia que as experiências imersivas são uma poderosa ferramenta para envolver seus clientes? Ao provocar seus sentidos e transportá-los para diferentes cenários, você pode criar conexões emocionais duradouras.


Projeção mapeada realizada para a Avantgarde Concept Store.

Atualmente a tecnologia imersiva é uma das formas mais empolgantes e inovadoras de experimentar o mundo. Graças a ela, podemos nos sentir envolvidos em um imagético representado por meio das projeções, ou simplesmente ter uma visão diferente do mundo que já conhecemos. Com isso, as experiências imersivas têm sido usadas em diversas áreas, como em exposições de arte, projetos imobiliários e comerciais, e o resultado é sempre o mesmo: a sensação de pertencimento ao ambiente, gerando respostas emocionais intensas e duradouras.


Cada projeto é capaz de estimular percepções visuais, auditivas e táteis, gerando uma sensação de realidade. Em exposições de arte, por exemplo, a tecnologia imersiva permite que os visitantes experimentem as obras de arte de uma forma totalmente nova. Com a ajuda de projeções 3D, som surround e outras tecnologias, as pessoas são imersas no ambiente apresentado de uma maneira totalmente nova.


Nosso projeto para o showroom do Bioparque, como parte da ação de vendas do empreendimento, pode ser um exemplo perfeito de como a tecnologia imersiva consegue proporcionar uma nova dimensão à experiência e ajudar as pessoas a sentir uma conexão mais profunda com o empreendimento.


Sentidos e sensações


A visão é um dos sentidos mais estimulados pela imersão.

Quando uma pessoa está imersa em uma experiência, a visão pode ser ampliada por meio de projeções em 3D ou em telas que ocupam todo o campo de visão, criando um ambiente envolvente e realista. As imagens projetadas podem parecer tão reais que a pessoa sente como se estivesse dentro do mundo representado.


A sonorização também é muito importante para a imersão. Com a ajuda do som surround, trilha sonora e efeitos especiais é possível criar uma sensação de que o som vem de diferentes direções, tornando a experiência ainda mais realista e envolvente.


A música ou os efeitos sonoros podem ser usados para aumentar a emoção da experiência e gerar uma resposta emocional ainda mais forte.


Além da visão e do som, a imersão também pode provocar o sentido do tato, como feito em nosso projeto para o Museu Itinerante Ponto UFMG, utilizando uma estruturas cenográficas em 3D. Isso pode ser alcançado por meio de texturas, que podem ser projetadas na superfície de objetos ou ambientes, permitindo que as pessoas sintam a textura mesmo sem tocá-la fisicamente. Essa sensação pode ser ainda mais intensa quando combinada com a visão e o som, criando uma experiência mais completa e impactante.


Por fim, a imersão também pode provocar o sentido do olfato. Aromas específicos podem ser usados para criar uma atmosfera envolvente e realista, tornando a experiência mais imersiva e agradável.


Quer levar sua marca ou projeto para o próximo nível com experiências imersivas inesquecíveis? A ZW Design pode te ajudar! Entre em contato conosco para conhecer nossos projetos inovadores e como podemos ajudar a transformar sua ideia em realidade.


E não se esqueça de seguir a ZW Design nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades:



181 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil

bottom of page