Buscar
  • Bruno Zanetti Westin

EAD Interativo "Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no SUS"do GIN/UFMG e Ministério da Saúde

Atualizado: 16 de fev.



GIN UFMG


O Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição (GIN) da UFMG, criado em 2009, apresenta características multidisciplinares, envolvendo pesquisadores com interesse na área nutricional.


O GIN está diretamente ligado à Programas de pós-graduação strictu sensu ( “Enfermagem e Saúde”, “Nutrição e Saúde”, “Saúde Pública” e “Ciências da Saúde, saúde da criança e do adolescente”). Os pesquisadores participam de relevantes atividades de ensino e extensão na área de Nutrição com foco na alimentação saudável em parcerias diversas como a Prefeitura Municipal de Saúde de Belo Horizonte – Minas Gerais, o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).



OBJETIVO


Desenvolver um projeto de EAD interativo de qualificação profissional, acessível e auto instrutivo, por meio de videoaulas. Para isso, elas deveriam ser baseadas no material “Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no SUS”, publicado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).



Dessa forma, o curso como todo deveria, além de ser atrativo, possuir diferencial dos demais cursos EAD, com o objetivo de ser instigante e informativo. Além disso, era fundamental que os profissionais da área de saúde pudessem se identificar, tanto visualmente como nas situações abordadas



Trecho do vídeo introdutório do EAD interativo para o GIN/UFMG e Ministério da Saúde.

DESAFIO


Para o bom desenvolvimento do EAD interativo, um dos fatores que se torna essencial é a busca por desenvolver conteúdos com linguagem simples e acessível. Além disso, eles precisam, também, ter dinamismo e serem atrativos o suficiente para manter os alunos interessados e engajados.


Neste contexto, também era fundamental que os profissionais da área de saúde, público alvo do curso, pudessem identificar suas experiências do dia a dia, incluindo locais de trabalho, linguagem e representação do público que esses profissionais atendem.


Trecho do vídeo introdutório do EAD interativo para o GIN/UFMG e Ministério da Saúde.

SOLUÇÃO


A ZW Design desenvolveu um conteúdo com linguagem própria, utilizando a técnica de fotomontagem digital (colagem), definida em conjunto com o cliente, oferecendo assim, um material rico e de múltiplas possibilidades. Da mesma forma, buscou-se ao máximo evitar telas estáticas, utilizando recursos para deixar o vídeo tão dinâmico quanto possível, incluindo, sobretudo,: lettering (animações de texto); movimentos de câmera e recorte de digital.



Outra solução encontrada para ajudar o aluno na fixação do conteúdo abrangente e técnico, foi inserir atividades interativas dentro dos temas abordados no curso. Esses pequenos módulos de interação, com perguntas e jogos, tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos, bem como, dar maior dinamismo aos vídeos.



Sob o mesmo ponto de vista, mesmo que o conteúdo não fosse uma narrativa, a intenção foi criar pequenas histórias através de tópicos. Dessa forma, eles deveriam ser bem estruturados, explorando o encadeamento de ideias. Em outras palavras, boa parte do conteúdo foi abordado através de storytelling, levando o aluno em uma jornada de conhecimento, sempre que possível, de forma simples e leve.



Trecho da videoaula do EAD interativo para o GIN/UFMG e Ministério da Saúde.

Por fim, com o intuito de desenvolver a conexão e identificação visual dos alunos, foi necessário retratar o público-alvo dos profissionais em formação no EAD. Do mesmo modo, foi importante utilizar imagens e desenvolver uma narrativa de trabalho que pudesse “falar” com profissionais de norte a sul do país.



Trecho da videoaula do EAD interativo para o GIN/UFMG e Ministério da Saúde.

RESULTADO


Com uma estética inovadora e atrativa o projeto foi tão bem sucedido que, mesmo antes da sua finalização, foi proposta a sua ampliação com a inclusão de uma aula extra pelo do Ministério da Saúde.


A iniciativa, fruto da parceria entre o GIN/UFMG e a ZW Design, agora conta com dois projetos completos de EAD desenvolvidos para a área da saúde. Além do projeto atual, também foi desenvolvido o curso “Qualificação Profissional para a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica”.



Confira abaixo as fotos do projeto de EAD interativo para GIN/UFMG e Ministério da Saúde:






#EAD #EADInterativo #EADUFMG

11 visualizações
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil