Treinamento em Realidade Virtual (VR) Jeep New Compass

A ZW Design desenvolveu um treinamento em Realidade Virtual (VR) do Jeep New Compass para o ISVOR, atendendo ao grupo FCA LATAM.

A ZW Design foi convidada pelo ISVOR, atendendo ao grupo FCA LATAM para desenvolver um treinamento em Realidade Virtual (VR) do Jeep New Compass. A solução apresenta o conteúdo de forma imersiva proporcionando aos usuários entendimento completo e singular do carro.

No desenvolvimento desse módulo de treinamento, a ZW Desgin contou com aparceria da Front BH e Meatballs junto ao ISVOR.

Objetivo

Em 2016, o ISVOR (Universidade Corporativa Fiat Chrysler Automobiles Latam) ficou incumbido de treinar e certificar mais de 1.300 colaboradores das concessionárias Jeep de todo o Brasil para o lançamento do Jeep New Compass.

As diretrizes para desenvolver esse treinamento tinham como base criar um sistema que controlasse diversos pontos, incluindo novas tecnologias para melhorar a logística, as dinâmicas de ensino e o processo de certificação e integração entre colaborador e facilitador. Ao final, esse sistema conseguiria metrificar todas as etapas do treinamento criando uma informação valiosa para todos os envolvidos.

Desafio

Foi necessário criar toda a rotina do processo de treinamento dentro de um sistema personalizado, contando com estrutura de computadores em rede wi-fi para dar suporte a todas as estações de treinamento. Por se tratar de um lançamento mundial acontecendo no Brasil, a preocupação contra o vazamento de informações foi altíssima e, por isso, todo o sistema e os participantes ficaram isolados – sem acesso à internet.

Seguindo critérios de proximidade com suas localizações originais, os participantes foram divididos em três cidades de três estados para que todos tivessem a mesma experiência. Essa parte do treinamento foi proposta para ser a mais imersiva do curso, destacando sete tecnologias do Jeep New Compass para os colaboradores.

Com uma movimentação suave da câmera conseguimos colocar o usuário em pontos de vista que favoreciam o entendimento do conteúdo

Outro desafio em utilizar a Realidade Virtual (VR) é que alguns usuários podem sentir tontura e vertigem utilizando os óculos VR, prejudicando a absorção do conteúdo.

O foco era potencializar o aprendizado do usuário, utilizado as características principais da Realidade Virtual (VR): colocar o usuário em um ambiente virtual e dar liberdade para explorar os arredores do cenário.

Solução

Optamos em criar uma “arena virtual” com visual limpo e intimista dando destaque ao Jeep New Compass  e permitindo que todos os outros elementos aparecessem em forma de holograma. Junto a essa solução, utilizamos conceitos de infografia animada para exemplificar o conteúdo.

O ambiente totalmente feito em Realidade Virtual (VR) possibilitou criar movimentos de câmera e ângulos que favorecessem a demonstração do conteúdo no treinamento.

Para não causar desconforto ou náuseas nos usuários, forçando-os movimentar a cabeça objetivando o acesso a alguma informação específica, deixamos o destaque das cenas centralizadas no campo de visão do óculos. Assim, o usuário permanece parado e olhando para frente conseguindo visualizar todo o conteúdo, mas mantendo o controle e opção de olhar para qualquer lado dentro do stage virtual.

Com uma movimentação suave da câmera conseguimos colocar o usuário em pontos de vista que favoreciam o entendimento do conteúdo, inclusive quando a informação acontecia dentro do veículo, facilitando sua compreensão por meio de um modelo virtual.

Após o término do módulo de treinamento em Realidade Virtual (VR), os participantes foram convidados a responder um questionário abordando as 7 tecnologias do Jeep New Compass através do sistema de treinamento desenvolvido pela ZW Design.

Resultado







Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

ISVOR

Planejamento

ZW Design
Front BH
ISVOR
Meatballs

Direção

Bruno Zanetti Westin

Conteúdo

ISVOR/FCA LATAM

Roteiro

ISVOR
Bruno Zanetti Westin

Imagens em 3D (CG)

Bruno Zanetti Westin
TwistFX

UI & UX Design

Bruno Zanetti Westin
Franklin Brito (Meatballs)

VR App

Meatballs

Sound Design

Bruno Zanetti Westin

Render

TwistFX
ZW Design

Últimas do Blog

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post
Tipografia sem segredos: o que é, quando surgiu e qual a sua importância

Tipografia sem segredos: o que é, quando surgiu e qual a sua importância

Dia 5 de Janeiro é celebrado o Dia da Criação da 1ª Tipografia no Brasil. Para isso, criamos um post que explica um pouco mais sobre a sua história em território nacional, sua evolução e como utilizamos na ZW Design.

Ver post
Maquete interativa: conheça o projeto inovador no Museu Casa do Jardim

Maquete interativa: conheça o projeto inovador no Museu Casa do Jardim

A Maquete Interativa faz parte do projeto “Memórias Mapeadas”, um dos cinco cenários que a ZW Design criou, junto à UFMG, para manter viva a memória e a história do rompimento da barragem de Fundão – em Mariana (MG).

Ver post

Compartilhe!