Totem personalizado interativo com depoimentos

A Fundação Renova contou com a ZW Design, junto à UFMG, para desenvolver o aplicativo “Vozes da Memória” para a Casa do Jardim, em Mariana (MG)

A Fundação Renova contou com os serviços da ZW Design, junto à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, para desenvolver os cinco cenários com conteúdos e experiências imersivas e interativas do Centro de Informação Técnica Casa do Jardim, em Mariana (MG).

A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo e todos que foram atingidos pela tragédia. Como parte desse objetivo, foi criado o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.

OBJETIVO

Criar uma instalação para proporcionar a aproximação dos visitantes, utilizando depoimentos e histórias reais sobre o rompimento da barragem de Fundão – abordando o antes, durante e depois. Humanizar os fatos e transmitir os sentimentos das pessoas que viviam em Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Barra Longa e Gesteira. O objetivo era criar uma instalação que fosse além de apenas uma locução, mas que transmitisse a sensação de uma conversa com cada uma dessas pessoas que contaram um pouco da sua história, para que os visitantes pudessem estar imersos aos depoimentos.

DESAFIO

Nesse projeto, a equipe da ZW Design enfrentou dois desafios:

  • Criar uma estrutura na qual o visitante tivesse a oportunidade de “bate-papo” com quem está inserido na situação;
  • Colher depoimentos de forma humanizada, respeitando a dor e o momento de cada pessoa (como a perda de casas, familiares, amigos, pertences, memórias e cultura).

Foi uma experiência única! Todas as histórias contadas nessas conversas entregam a emoção e sentimentos para os visitantes da Casa do Jardim.

SOLUÇÃO

Para cumprir o objetivo de aproximação dos visitantes às pessoas que vivenciaram a tragédia, foram utilizados manequins portando um tablet no peito e fones de ouvido. A instalação permite que o visitante fique imerso nas histórias contadas e cria uma conexão com as narrativas. Cada manequim possui três depoimentos diferentes (ao todo são 12 depoimentos), onde cada um aborda a vida antes do rompimento, o dia do rompimento e como está a vida hoje e o que esperam para o futuro.

Toda a estrutura do manequim e layout do aplicativo do tablet foram pensados para ser acessíveis e de fácil compreensão. A interface é simples e contém apenas legenda da locução, permitindo que o foco seja totalmente na história narrada, além de tornar acessível para todos os públicos.

Para garantir a veracidade do conteúdo, a equipe da ZW Design fez uma visita à vários lugares tomados pela lama do rompimento, incluindo o subdistrito de Paracatu de Baixo, além de uma ida até a cidade de Mariana para conversar com marianenses e moradores de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Barra Longa. Foram utilizados também outros depoimentos já colhidos pela equipe da Fundação Renova. Esse processo auxilia na forma de humanizar o conteúdo e o projeto, para que as pessoas que não foram atingidas diretamente pela tragédia pudessem sentir e entender melhor o contexto.

Alguns Depoimentos:

Minha Arte

A Recuperação

As Lembranças

RESULTADO

A instalação Vozes da Memória trouxe ao público a oportunidade de estar imerso à história e lembranças reais, o presente e o que esperam para o futuro aqueles que, de alguma forma, foram atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

QUER CONHECER A CASA DO JARDIM?

Instalada em um casarão do século XVIII, a Casa do Jardim é hoje um espaço de imersão e conhecimento com a proposta de levar informação, atividades e diálogo, possibilitando à comunidade e aos turistas mais acesso à cultura.  Ela mantém viva a memória e a historia do rompimento da barragem de Fundão e de todos que, de alguma forma, foram atingidos.

Endereço: Rua Dom Viçoso, nº 236, Mariana/MG – Brasil (em frente a Praça Gomes Freire).

Visitação: De segunda à sexta, das 8h às 18h (o local não abre nos finais de semana e feriados).

Entrada gratuita.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Fundação Renova

Aprovação

Cirlene Furini
Alex Baia
Fabrício de Araujo
Thales de Toledo

Cliente

Fundação Renova

Gerente de Projetos

Débora Castro

Direção de Arte

Sirley Filho (Alex)

Ilustrações

Marcus Vinícius (Bobby)

Redação

Carlos Henrique

Desenvolvimento UI

Sirley Filho (Alex)

Programação

Raphael Ramos

Liberte seu Porquinho – Advergame para a campanha nacional do SICOOB

Liberte seu Porquinho – Advergame para a campanha nacional do SICOOB

A ZW Design juntamente com a Meet Balls e The Agency foram chamadas para desenvolver um advergame que integra a campanha de divulgação “Liberte seu Porquinho”, da poupança do banco Sicoob.

Veja mais

Últimas do Blog

Holograma interativo para apresentações

Holograma interativo para apresentações

Iniciamos na ZW Design, em parceria com nossa start-up irmã Holobox, os testes para o uso de hologramas interativos, onde os usuários poderão manipular e interagir com o holograma ou objeto que estará sendo exposto dentro dos modelos da Holobox. O primeiro a ser testado foi o modelo Holobox Ilha, muito recomendado para ser usado em feiras ou como uma…

Ver post
#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post
Maquete interativa: conheça o projeto inovador na Casa do Jardim

Maquete interativa: conheça o projeto inovador na Casa do Jardim

A Maquete Interativa faz parte do projeto “Memórias Mapeadas”, um dos cinco cenários que a ZW Design criou, junto à UFMG, para manter viva a memória e a história do rompimento da barragem de Fundão – em Mariana (MG).

Ver post

Compartilhe!