Sala imersiva sensorial com projeção mapeada

A ZW Design desenvolveu uma sala imersiva com projeção mapeada em 360º para o Centro de Experiências Casa do Jardim, da Fundação Renova, em Mariana (MG).

A FUNDAÇÃO RENOVA

A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo o que foi afetado. Como parte desse objetivo foi criado um novo espaço de interação e conhecimento em Mariana: o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.

A ZW Design, junto à UFMG, desenvolveu ao todo cinco cenários imersivos no local, entre eles a maquete e a linha do tempo. Todos contam com conteúdos e experiências diferentes, para que todos os visitantes conheçam o trabalho que está sendo realizado pela Fundação Renova.

OBJETIVO

Primeiramente, criar um espaço de contemplação e reflexão, que mostre de forma lúdica as possibilidades da transformação da vida através das mudanças inevitáveis que acontecem todos os dias. Além disso, a sala imersiva sensorial com projeção mapeada, deveria passar aos visitantes a mensagem de que, mesmo após de um acontecimento triste, a vida continua e pode se renovar.

DESAFIO

Em suma, o maior desafio era planejar e construir  um espaço de 15m², que possibilitasse o visitante sentir-se totalmente imerso no conteúdo. Dessa forma, seria possível desenvolver uma experiência em que cada um viveria através de vários sentidos.

Por fim, era preciso desenvolver um storytelling ligado ao conteúdo definido para a sala, trazendo imagens ultra-realistas, aumentando, ainda mais, a experiência do visitante.

Sala imersiva com projeção mapeada, na Casa do Jardim.

SOLUÇÃO

Em primeiro lugar, criamos um espaço que se propunha a transportar o visitante através do ciclo das águas. Dessa forma, mostrávamos que a renovação é possível, mesmo nos cenários mais insólitos.

Desenvolvimento do vídeo da sala imersiva com projeção mapeada.

Utilizando técnicas de computação gráfica, alinhada a 6 projetores especiais, criamos um ambiente 360 graus, que simula um campo devastado, sujo e árido. Contudo, após a tormenta de uma tempestade, o mesmo campo renasce florido, limpo e cheio de vida.

Trecho do vídeo da sala imersiva com projeção mapeada.

Ao mesmo tempo, desenvolvemos, também, um sistema de automação para controlar três dispositivos que complementam a imersão: vento, água e cheiro. Assim, todas as ações estariam sincronizadas com o conteúdo que passa ao redor do visitante.

Por fim, criamos uma poesia exclusiva para o projeto que completa o objetivo da mensagem. Dessa forma, foi possível complementar a proposta de mostrar as fases da vida através do ciclo das águas, sem perder a leveza, a imersão e a forma lúdica do conteúdo. Com um fluxo de água dançando ao redor dos visitantes, direcionamos o olhar para acompanhar a leitura da poesia.

RESULTADO

A vida é transformação
A cada caminho
A cada movimento
A cada desafio

Assim como acontece
com a água
que mesmo sendo
feita de gotas,
se torna rio,
se torna mar.

E em tudo que toca
começa a transformar

A sala imersiva sensorial com projeção mapeada tornou-se um local onde os visitantes têm uma experiência 360º marcante e encantadora. Aliando conceito, tecnologia e arte para alcançar sensações e experiências fantásticas, conseguimos amarrar toda a proposta da sala imersiva com projeção mapeada e automação.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Fundação Renova

Direção

Bruno Zanetti Westin

Curadoria

UFMG

Gerente de projeto

Fabiana Lara

Projeto estrutural

Paulo Miranda

Computação Gráfica (CG)

Bruno Zanetti Westin
Caio Andrade
Twist FX

Automação

MeatBalls

Sonorização

Bruno Zanetti Westin
João Pedro

Poema

Bruno Zanetti Westin

Maquete com projeção mapeada sobre a barragem de Fundão

Maquete com projeção mapeada sobre a barragem de Fundão

A Fundação Renova contou com a ZW Design, junto à UFMG, para desenvolver a maquete com projeção mapeada para a Casa do Jardim, em Mariana (MG)

Veja
Projeção mapeada no maior carnaval do mundo

Projeção mapeada no maior carnaval do mundo

A ZW Design desembarcou na Marquês de Sapucaí (RJ) para entregar uma experiência imersiva e disruptiva para o público do Camarote MAR.

Veja

Últimas do Blog

Maquetes holográficas para GAV Resorts

Maquetes holográficas para GAV Resorts

A ZW Design, junto à Holobox, desenvolveu o projeto de maquetes holográficas para três empreendimentos da GAV Resort, em diversos pontos de venda.

Ver post
Imersão multissensorial transforma o interior da Avantgarde

Imersão multissensorial transforma o interior da Avantgarde

Confira a entrevista dada por Bruno Zanetti Westin, sócio e diretor de criação da ZW Design, sobre o projeto desenvolvido pelo seu escritório, para a concept store da Avantgarde.

Ver post
Centro de informações imersivo e interativo

Centro de informações imersivo e interativo

A ZW Design desenvolveu um espaço de interação com muita tecnologia, envolvendo maquete 3D animada, sala imersiva, cenário tablet e outros, para o Centro de Informações da Fundação Renova, a Casa do Jardim.

Ver post
Experiência de loja imersiva, utilizando a projeção mapeada

Experiência de loja imersiva, utilizando a projeção mapeada

É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva, através da projeção mapeada. Saiba mais!

Ver post

Compartilhe!