Projeção mapeada para o evento 40 Anos Fundação Torino

A Fundação Torino contou com os serviços da ZW Design e Front BH para criar um espetáculo surpreendente para comemorar os 40 anos de sua existência e demonstrar como trabalha unindo tradição e inovação.

A Fundação Torino é uma escola internacional que oferece um ensino que privilegia a pluralidade cultural, a ética e a formação profissional diferenciada. Sua missão é formar pessoas capazes de serem protagonistas em situações sociais, políticas, econômicas e culturais. Fundada em 1976, a escola contou com os serviços da ZW Design e da Front BH para planejar, desenvolver e executar sua festa de 40 anos, unindo tradição e inovação em um espetáculo único. Toda a narrativa foi construída por uma orquestra, um cantor lírico e uma projeção mapeada esférica em uma das melhores e mais imponentes salas de concerto do mundo, a Sala Minas Gerais (atual sede da Filarmônica de Minas Gerais).

projecao-mapeada-esferica-evento-40-anos-fundação-torino

Projeção mapeada esférica em uma arena 360º.

Objetivo

Encantar! Essa foi a premissa apontada pelo cliente. E essa sensação deveria dar o “tom” do evento. O objetivo específico foi contar a história dos 40 anos da Fundação em um evento intimista, voltado para os pais de alunos, ex-alunos e autoridades do Brasil e da Itália.

Um ponto chave para o evento foi utilizar uma orquestra sinfônica juntamente com um ex-aluno que se tornou um cantor lírico após descobrir a música dentro da própria Fundação Torino.

fundacaotorino-40anos-gif-02

Sala Minas Gerais + Orquestra Musicoop + esfera com projeção mapeada com efeitos de luz

Solução

Com intenção de inovar, a ZW Design e a Front BH propuseram um espetáculo que integraria a música, tocada pela Orquestra Musicoop e interpretada pelo cantor lírico e ex-aluno Yuri Guerra, com imagens projetadas em uma enorme esfera, usando-a como suporte principal da narrativa do espetáculo.

Assumindo a geometria da esfera na projeção mapeada conseguimos criar diversas ilusões visuais, ora transformando-a em um novo objeto, como a Lua, a Terra, ou mesmo um navio e, ora transformando-a em um plano infinito, devido sua forma esférica, para compor cenários que faziam parte da narrativa. Para aumentar essa percepção um sistema de iluminação cênica computadorizada foi sincronizada com todas as texturas da projeção mapeada, permitindo que todo o ambiente reagisse ao conteúdo da esfera.

Criamos um evento com uma visualização em 360º, no qual todos os espectadores distribuídos na arena tivessem acesso a todo o conteúdo ao mesmo tempo. O interessante é que cada pessoa teve uma percepção única da esfera devido ao seu ponto de vista.

O evento foi conduzido por uma mestre de cerimônias que contou com o suporte da esfera para ilustrar seu discurso, demonstrando os momentos marcantes da história da Fundação por meio da apresentação de 7 músicas, sendo elas:

  • Va pensiero (Giuseppe Verdi)
  • Con te partiró (Adrea Bocelli)
  • Se il cor Guerriero (Vivaldi)
  • Para Lennon e Macartney (Milton Nascimento)
  • Stories to be told (Yuri Guerra)
  • Change the World (Eric Clapton)
  • Beautiful Day (U2)

Como em todo projeto da ZW Design, o evento contou com muito planejamento e um extenso pré-projeto. “Colocar no papel” prévias de como a experiência irá acontecer é sempre uma tarefa importantíssima em nossos trabalhos. Nesta etapa, definimos todos os esforços necessários para a realização do serviço.

fundacaotorino-40anos-portfolio-conteudo-02

Desafios

Encantar! Essa foi a primeira premissa apontada pela Fundação Torino

Foram vários serviços e desafios dentro de um projeto só. Solucionar a parte técnica: unir a projeção mapeada utilizando 4 projetores (de 20.000 ansi lumens cada) em ângulos e alturas diferentes para cobrir toda a extensão de uma esfera de 5 metros de diâmetro, sincronizando-a com uma orquestra tocando ao vivo 1 hora de espetáculo. E também, solucionar a parte criativa: transformar o conteúdo em uma narrativa para ser executada dentro da esfera com 8 temas diferentes (7 músicas e mais o conteúdo de apoio ao mestre de cerimônias).

O maior desafio foi a projeção mapeada se “encaixar” nos 360º da esfera. Para ter êxito tecnicamente dois fatores foram essenciais: o primeiro foi o encaixe das quatro projeções na esfera no mesmo ângulo, posição e distorção do render. O segundo foi trabalhar os 14 renders de vídeo que compunham os 8 temas de conteúdo em um canvas que não tem início e fim para distribuir os elementos visuais.

projecao-mapeada-esferica-evento-40-anos-fundação-torino-ajuste-de-angulo-de-camera

Equipe ZW Design fazendo ajustes no ângulo de render da projeção mapeada

Para alcançar um efeito com a qualidade imersiva que planejamos, simulamos todo o espaço da Sala Minas Gerais em um ambiente virtual, posicionando cada elemento com suas medidas exatas, para que pudéssemos visualizar como a esfera de 5 metros de diâmetro se comportaria no espaço, assim poderíamos definir de onde viriam as projeções (posição e ângulo). Por fim, simulamos as vistas das quatro partes da esfera, uma para cada projetor.

fundacaotorino-40anos-gif-04

Trecho da animação feita para a 3ª música do espetáculo: “Se il cor Guerriero” (Vivaldi)

A disposição dos elementos na esfera foram planejados para serem vistos em qualquer assento da arena, sem nenhum tipo de quebra no seu encaixe. O risco era desfazer toda a ilusão criada pela projeção.

Cada uma das animações teve um alto nível de complexidade, para a música “Se il cor Guerriero (Vivaldi)” por exemplo, utilizamos o próprio símbolo da nova marca da Fundação e o animamos utilizando um processo de rotoscopia (ilustração sobre imagens sequenciais) para que os movimentos do “cavalinho” fossem perfeitos.

O fator “WOW”

Nada como superar a expectativa do cliente e de seu público. Para impactar os presentes criamos um Gráfico de Expectativa e Reação contemplando os vários momentos do evento. No início, decidimos não revelar todas as atrações do espetáculo ao público. Dessa forma, teríamos o elemento surpresa a nosso favor.

fundacaotorino-40anos-gif-05

Reação do público em um dos trechos do espetáculo

A Lua foi feita com imagens de alta resolução fornecidas pela NASA

Com diversos recursos sensoriais à disposição trabalhamos os momentos de todo o espetáculo de forma cadenciada para entregar uma experiência única e impactante. A esfera só se revelou “animada” após o início da orquestra, causando supresa e admiração pelo público presente. Sendo a 1ª música (Va pensiero) uma valsa, nada como um céu estrelado dentro da Sala Minas Gerais com a Lua no centro do palco para iniciar o espetáculo. Para isso, a iluminação cênica computadorizada ficou responsável por deixar todo o ambiente azul, com estrelas projetadas na parede e no teto. A Lua foi feita com imagens de alta resolução fornecidas pela NASA (assim como as imagens da Terra e do Sol em outras músicas). Em um segundo momento, ao som de “Con te partiró”, a esfera tomou a forma de um farol e um barco deixando o continente europeu, fazendo referência aos italianos rumo ao Brasil. Durante a narrativa a projeção simulou a vista que os imigrantes tinham durante sua viagem, fazendo a esfera se “encher de água”.

fundacaotorino-40anos-gif-03

Iluminação RGB robotizada acompanhando a projeção mapeada na esfera. “Con te partiró” (Bocelli)

Para potencializar o espetáculo e tornar cada um dos momentos ainda mais intensos, realizamos diversos ensaios com a orquestra, o cantor, toda a equipe técnica (operadores de som e luz) e o mestre de cerimônias, para que tudo saísse em perfeita sincronia, aumentando ainda mais o impacto do que estava sendo exibido na projeção mapeada “casando” cada animação com a iluminação cênica, a batida da música e a voz do cantor.

 

Resultado

fundacaotorino-40anos-ampro-globes-2016

Premiação: Prata – Etapa Regional – AMPRO Globes Awards 2016 (Front – Melhor Experiência em Eventos)

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Fundação Torino

Prêmiação

Prata – Etapa Regional – AMPRO Globes Awards 2016

Planejamento

Bruno Zanetti Westin
Luis Otávio Cardoso
Equipe Fundação Torino

Direção

Bruno Zanetti Westin

Vídeo Design

Bruno Zanetti Westin
Daniel Bonna
Sirley Filho (Alex)

Ilustração

Adriano Zanetti Westin
Daniel Bonna
Sirley Filho (Alex)

Últimas do Blog

Path from idea to industrialization – Hololobx

Path from idea to industrialization – Hololobx

Usamos esse tempo para trabalhar em melhorias de usabilidade e melhorar as tecnologias Holobox

Ver post
Holografia Sasuke do anime Naruto

Holografia Sasuke do anime Naruto

Depois do sucesso do nosso display holográfico com o personagem Goku, resolvemos encarar o desafio e criar a holografia Sasuke do anime Naruto.

Ver post
Holografia criada pela ZW Design e Front BH com action figure

Holografia criada pela ZW Design e Front BH com action figure

A ZW Design e a Front BH desenvolveram um display holográfico e a holografia para o personagem Goku, do mangá Dragon Ball.

Ver post
Tecnologias utilizadas no site da ZW Design

Tecnologias utilizadas no site da ZW Design

O processo de criação do site começou com muito estudo sobre novas tecnologias e padrões de interface, e como usá-las em nosso projeto.

Ver post

Compartilhe!