Maquete com projeção mapeada do estádio do Atlético-MG

A ZW Design desenvolveu uma experiência imersiva, com maquete 3D com projeção mapeada e corredor sonorizado, para o Centro de Experiências, da arena MRV.

CENTRO DE EXPERIÊNCIAS DA ARENA MRV

Centro de Experiências é um espaço destinado a estreitar laços entre o torcedor atleticano e a Arena MRV. Com 350m², o espaço está dividido em uma maquete com projeção mapeada, cinema de imersão 270°, camarote modelo, uma incrível experiência de realidade virtual, uma loja com diversos souvenirs e um deck com vista panorâmica para a obra do estádio. Lá, os torcedores atleticanos podem ver e sentir um pouco o que será o novo estádio do Clube Atlético Mineiro.

OBJETIVO

Desenvolver uma maquete tecnológica, diferente do estilo tradicional e que trouxesse de forma inovadora e imersiva, a representação do futuro estádio do Atlético Mineiro, a Arena MRV. Junto à isso, o espaço deveria trazer a sensação de que, ao entrar no Centro de Experiências, o visitante, torcedor e/ou investidor estivesse entrando no estádio e, logo após, pudesse ter uma visão macro do empreendimento. O Centro de Experiências realiza a venda de cadeiras cativas e camarotes da Arena MRV e, essa representação do estádio, deveria reforçar essa meta. 

Por fim, a maquete interativa em si deveria, também, ser uma forma inovadora de informar sobre o empreendimento. Dessa forma, era preciso desenvolver um conteúdo que destacasse pontos importantes, como entrada e saída de pessoas, carros, pontos de transporte público e carros de aplicativo. Era necessário, também, mostrar todas as possibilidades de utilização do estádio, não apenas em dias de jogos, mas a usabilidade da sua esplanada e do seu espaço interno, para eventos culturais e de entretenimento. 

DESAFIO

O grande desafio deste projeto para o Centro de Experiências da Arena MRV, era a impressão da estrutura em grandes formatos. A solução  foi a utilização de uma maquete impressa através da tecnologia 3D, aliando o corte a laser para partes específicas da estrutura. A maquete precisaria ter um tamanho adequado que atendesse o espaço e a sua visualização pelos visitantes. Então, foi proposto que ela tivesse 2 x 2 metros.

No final, era preciso encarar o desafio de desenvolver uma experiência totalmente sensorial e complementar, através da audição e da visão. Dessa forma, seriam entregues dois espaços que, juntos, criaram a ideia de um todo. 

Desenvolvimento do projeto da maquete interativa, da Arena MRV.

SOLUÇÃO

Inicialmente, para dar a sensação de estar entrando no estádio (Arena MRV), foi sugerido um corredor com sonorização espacial, onde o som fosse percebido em ondas. Isso daria a sensação de, conforme o visitante vá entrando no Centro de Experiências, o som do canto da torcida vai passando pelo corredor. Assim recriamos a mesma experiência de quando o torcedor adentra um estádio, e vai chegando cada vez mais perto da arquibancada. 

Corredor sonorizado com áudio espacial, no Centro de Experiências da Arena MRV.

Após sair do corredor, o visitante entra em um espaço com uma maquete com projeção mapeada desenvolvida em uma mescla de impressão 3D e corte a laser e projeções que reproduz a Arena MRV e o seu entorno. Ao mesmo tempo, a maquete também exerce o papel de tela para exibição de conteúdo, tanto da estrutura, como dos textos informativos do empreendimento. 

DESENVOLVIMENTO

Primeiramente, nossa equipe de 3D realizou o estudo da Arena MRV e seu local de exposição, fazendo o posicionamento virtual dos projetores na sala. Em seguida, avaliamos como o modelo da maquete deveria ser impresso, através da adaptação do projeto arquitetônico digital. Com pouco mais de 100 peças formando apenas o estádio, foi desenvolvido um processo de modelagem que seguia todas as camadas do estádio. Para tal, as peças deveriam ser planejadas conforme com a área de impressão das máquinas, além de terem encaixes entre si, para a montagem final.

Depois de todos os itens simulados em ambiente virtual, definimos as técnicas que seriam utilizadas para criar a maquete com projeção mapeada, dando início a produção.

As peças com corte a laser foram desenhadas para criar uma base de sustentação para a montagem do estádio e demais peças impressas em 3D. Todas as peças seguiam precisamente as orientações definidas no computador, fazendo a projeção encaixar na maquete de forma precisa.

Montagem da maquete da Arena MRV, para o Centro de Experiências.

Após a parte de impressão e corte a laser serem finalizadas, era hora de colocar a mão na massa! Foram necessárias mais de 250 horas de trabalho para que a maquete pudesse ser incialmente montada, unindo as peças 3D, em mdf e dando os primeiros acabamentos. Após essa etapa, foi realizado o transporte da maquete para o Centro de Experiências. Este foi um dos principais desafios, uma vez que foi necessário utilizar a técnica de rapel para deslocar a maquete do local de montagem para o caminhão que faria o transporte e, depois, para o local de exposição.

Por fim, com a maquete já instalada no Centro de Experiências da Arena MRV, iniciamos a etapa de acabamentos finais e ajustes dos 4 projetores que compõem a projeção mapeada. 

Dando vida à maquete

Paralelo ao processo de desenvolvimento físico da maquete com projeção mapeada, o roteiro do vídeo foi criado considerando como o visitante consumiria esse conteúdo imersivo. Para isso, simulamos a passagem real da luz do sol no estádio, os acessos dos torcedores atleticanos e dos visitantes no seu entorno, a chegada do ônibus com os jogadores na Arena MRV — com os torcedores fazendo a “rua de fogo”, que é um tradição de incentivo ao time em dias de jogo —, além de exibir as características gerais do estádio.

Estes foram alguns dos itens pontuados para criar uma história e transformar a maquete com projeção mapeada em algo além do que só uma representação, em menor escala, de como ficará o futuro estádio do Clube Atlético Mineiro. Transformamos, também, a maquete em uma experiência imersiva, instrutiva e emocionante!

RESULTADO

Como resultado, a ZW Design entregou uma experiência imersiva, sensorial e interativa para o público do Centro de Experiências da Arena MRV. A união do corredor sonorizado, com a maquete interativa criou um ambiente de experimentação e se sensações diversas.

Para os torcedores apaixonados, a sensação de poder vivenciar a emoção de ouvir a plateia e ver a futura casa do Atlético Mineiro, foi indescritível. Já para os investidores, e compradores de cadeira cativa e camarote, a experiência proporciona uma visualização mais ampla do investimento que está sendo realizado. Com a maquete interativa, desde já, todos poderão conhecer as funcionalidades que o espaço da Arena MRV oferecerá, tanto interno, como externo. Por fim, eles também poderão entender a funcionalidade do espaço em dias de jogo, como entrada de torcedores, as vias de acesso e muito mais.

Maquete interativa da Arena MRV, no Centro de Experiências.

Sérgio Sette Câmara ( presidente do clube) e Ronaldinho Gaúcho, colocando o símbolo do Atlético Mineiro na maquete da Arena MRV.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Arena MRV

Direção

Bruno Zanetti Westin

Gerente de Projeto

Débora Castro

Modelagem 3D

João Pedro Schneider
Luís Negrão
Wagner Rodrigues
Sirley Filho (Alex)

Motion Design

Bruno Zanetti Westin

Sound Design

Luís Negrão

Impressão 3D

ZW Design

Desenvolvimento

Sandro Micolli

Produção

Sirley Filho (Alex)
Débora Castro
Bruno Zanetti Westin
Adriano Zanetti Westin

  • Maquete da Arena MRV, no Centro de Experiências.
  • Maquete da Arena MRV, no Centro de Experiências.
  • Arquibancada impressa em 3D, para maquete da Arena MRV.
  • Transporte da maquete para o Centro de Experiências, da Arena MRV
  • Processo de ajuste de conteúdo na maquete da Arena MRV.
  • Processo de ajuste de conteúdo na maquete da Arena MRV.
  • Acabamento final da maquete da Arena MRV.
  • Representação da
  • Maquete da Arena MRV, no Centro de Experiências.
  • Maquete da Arena MRV, no Centro de Experiências.
Maquete da Arena MRV, no Centro de Experiências.
01/10
Anterior Próxima

Últimas do Blog

Centro de informações imersivo e interativo

Centro de informações imersivo e interativo

A ZW Design desenvolveu um espaço de interação com muita tecnologia, envolvendo maquete 3D animada, sala imersiva, cenário tablet e outros, para o Centro de Informações da Fundação Renova, a Casa do Jardim.

Ver post
Experiência de loja imersiva, utilizando a projeção mapeada

Experiência de loja imersiva, utilizando a projeção mapeada

É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva, através da projeção mapeada. Saiba mais!

Ver post
Holograma interativo para apresentações

Holograma interativo para apresentações

Já pensou em mostrar o seu produto, ou a maquete de um empreendimento em versão holográfica e interativa? Vem saber mais!

Ver post
#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post

Compartilhe!