Liberte seu Porquinho – Advergame para a campanha nacional do SICOOB

A ZW Design juntamente com a Meet Balls e The Agency foram chamadas para desenvolver um advergame que integra a campanha de divulgação “Liberte seu Porquinho”, da poupança do banco Sicoob.

A ideia do jogo é comunicar às pessoas os benefícios de ser investir em uma poupança, através de uma linguagem leve e divertida. Além disso, com um advergame é possível gerar um tempo de engajamento maior do que as formas convencionais de comunicação.

Objetivo e Planejamento

Segundo a Wikipédia: “Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo) é o nome dado a estratégia de comunicação mercadológica (ferramenta do marketing) que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista.”

O segredo é alcançar essas metas de forma agradável e lúdica.

imagem-de-introducao

Imagem de introdução do advergame Liberte Seu Porquinho

focamos no balanceamento da jogabilidade, onde conseguimos encontrar um nível de dificuldade que é interessante para vários tipos de usuários: dos casuais aos mais assíduos

O jogo foi pensado para atrair pessoas de todas as idades. “Durante o desenvolvimento houve toda uma co-colaboração e troca de experiências. As primeiras conversas que tivemos entre as agências foram para escolher qual o gênero do jogo que criaríamos e suas mecânicas. Preferimos cliker, que é de habilidade e bastante interativo”, explica Ronaldo Gazel, diretor da Meet Balls. “Com essa definição feita, focamos no balanceamento da jogabilidade, onde conseguimos encontrar um nível de dificuldade que é interessante para vários tipos de usuários: dos casuais aos mais assíduos”, detalha.

loggia-liberte-seu-porquinho-conteudo-portfolio-04

Fluxograma de funcionamento do advergame

tela-de-instrucoes-antes-de-iniciar-a-1a-fase

Tela de instruções antes de iniciar a 1ª fase

O desenvolvimento

De acordo com Bruno Zanetti Westin, diretor de criação e design da ZW Design, o objetivo do advergame é alcançar metas de comunicação de forma agradável e lúdica. “O porquinho é a personagem principal. A narrativa do jogo é simples, onde as moedas são liberadas do porquinho, para que ele leve e aproveite outros lugares em sua divertida “folga”. Assim, os usuários criam um vínculo com a personagem e conhecem de forma divertida o serviço que o Sicoob oferece com sua poupança”, afirma.

os usuários criam um vínculo com a personagem e conhecem de forma divertida o serviço que o Sicoob oferece com sua poupança

Tudo foi planejado para contar pequenas histórias, que se desenvolve ao longo do jogo. Dentro dele está presente a marca do Sicoob sempre de forma sutil, sem poluir ou prejudicar a jogabilidade.

imagem-para-estudo-de-usabilidade-e-composicao-final-do-menu-do-advergame

Imagem para estudo de usabilidade e composição final do menu do advergame

rascunho-da-fase-do-parque-e-resultado-final

Rascunho da fase do parque e resultado final

rascunho-e-ilustracao-final-da-conclusao-da-fase-no-parque

Rascunho e ilustração final da conclusão da fase no parque

sequencia-de-ilustracoes-que-narram-o-inicio-de-uma-das-fases-do-advergame

Sequência de ilustrações que narram o início de uma das fases do advergame

Todo o level design do advergame foi desenvolvido para que sua dificuldade fosse aumentando gradativamente entre as fases. “Em algumas fases, como a da “pescaria”, os peixes chegam a roubar os moedas do porquinho” completa Bruno.

Alcance

O advergame “Libere seu porquinho” é multiplataforma. Ele pode ser jogado em smartphones Android ou iOS, iPad e tables Android, além de computadores com sistema operacional Windows. No game existe um ranking das melhores pontuações e o jogador pode compartilhar seu resultado através das redes sociais, o que proporciona um maior alcance de outros usuários e um reforço maior no engajamento.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Loggia

Planejamento

Bruno Zanetti Westin
Loggia
Ronaldo Gazel (MeatBalls)
The Agency

Direção de criação

Ronaldo Gazel (MeatBalls)
Bruno Zanetti Westin

Direção de arte

Bruno Zanetti Westin

UX Design

Bruno Zanetti Westin
Ronaldo Gazel (MeatBalls)

Roteiro das fases

Adriano Zanetti Westin
Bruno Zanetti Westin

Ilustração

Adriano Zanetti Westin

Desenvolvimento

Norton Pigozzo (MeatBalls)

Últimas do Blog

HOLOBOX – A experiência de hologramas em sua casa

HOLOBOX – A experiência de hologramas em sua casa

Projetor de hologramas criado por startup brasileira é lançado para financiamento coletivo no Kickstarter

Ver post
Path from idea to industrialization – Hololobx

Path from idea to industrialization – Hololobx

Usamos esse tempo para trabalhar em melhorias de usabilidade e melhorar as tecnologias Holobox

Ver post
Holografia Sasuke do anime Naruto

Holografia Sasuke do anime Naruto

Depois do sucesso do nosso display holográfico com o personagem Goku, resolvemos encarar o desafio e criar a holografia Sasuke do anime Naruto.

Ver post
Holografia criada pela ZW Design e Front BH com action figure

Holografia criada pela ZW Design e Front BH com action figure

A ZW Design e a Front BH desenvolveram um display holográfico e a holografia para o personagem Goku, do mangá Dragon Ball.

Ver post

Compartilhe!