Identidade visual para o museu MOVA

Uma marca que se adapta visualmente a diversos tipos de uso, se apoderando de outros objetos para construir sua própria forma. Conheça este interessante projeto desenvolvido pela equipe da ZW Design.

O MOVA será um futuro museu com grande acervo de objetos e veículos antigos. Atualmente, são mais de sete mil itens próprios catalogados e muitos outros para entrarem na contagem. Além disso, outros colecionadores que intentam em expor no museu poderão expor suas coleções particulares, contribuindo assim, para o aumento da variedade de objetos e veículos em exposição.

Solução

E para criar a identidade visual do MOVA, a equipe da ZW Design trabalhou em um projeto que visava unificar a variedade de objetos do museu em uma única marca. De acordo com Adriano Zanetti Westin, nosso diretor de criação, o maior desafio foi fazer referências às tendências e estilos da época, como forma de traduzir a temporalidade que o museu apresenta.

“Nossa estratégia foi definir elementos comuns na marca, somando-os a um elemento mutável. Assim, criamos uma marca que pode ser alterada de acordo com a necessidade de evidenciação. O elemento definido como mutável, foi o caractere ‘o’ da sigla MOVA, o qual pode vir a ser substituído por elementos como uma roda, disco, telefone, ou qualquer outro que se encaixe no contexto da marca e do museu”, explica Adriano.

mova-idvisual-conteudo-portfolio-01

Adriano, ainda detalha que uma marca cambiante possibilita um universo rico de aplicações gráficas, sejam elas para mídias online ou offline. “Com este diferencial, podemos demonstrar a riqueza e variedade de objetos do museu, ou mesmo segmentar cada área do ambiente, reforçando a marca sem a necessidade de criar complementos que identifiquem ou caracterizem o local”, afirma.

Nossa estratégia foi definir elementos comuns na marca, somando-os a um elemento mutável. Assim, criamos uma marca que pode ser alterada de acordo com a necessidade de evidenciação

Trabalhamos em uma marca forte e atemporal com o objetivo de prologar o tempo de uso da identidade do museu, também reforçar sua lembrança na mente dos visitantes, aumentando consequentemente a pregnância da marca.

“O desenvolvimento dessa identidade foi particularmente interessante, pois, sua criação é baseada em sua aplicação física e não na digital. Será desenvolvido um modelo real da marca, e então ele será fotografado para ser aplicado em peças de divulgação como banners, posters, catálogo, convites para eventos, entre outros. Isso possibilitará a criação de peças muito mais ricas e fora do convencional”, conclui Adriano.

Curiosidade

Além de desenvolver toda a Identidade Visual do projeto, a equipe da ZW Design também criou o nome/sigla “MOVA” (Museu de Objetos e Veículos Antigos).

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

MOVA

Planejamento

Bruno Zanetti Westin

Diretor de Criação

Adriano Zanetti Westin
Bruno Zanetti Westin

Últimas do Blog

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva através da projeção mapeada. Saiba mais!

Ver post
Holograma interativo para apresentações

Holograma interativo para apresentações

Já pensou em mostrar o seu produto, ou a maquete de um empreendimento em versão holográfica e interativa? Vem saber mais!

Ver post
#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post

Compartilhe!