top of page
Buscar
  • deboracastro7

Estação interativa com ações de reparação da Fundação Renova

Atualizado: 4 de fev. de 2022

A ZW Design desenvolveu uma estação interativa com ações de reparações do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), para a Fundação Renova.


Estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

A FUNDAÇÃO RENOVA


A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo e todos que foram atingidos pela tragédia. Como parte desse objetivo, foi criado o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.



OBJETIVO


Inovar, através da tecnologia, a forma de apresentar um empreendimento ícone no mercado imobiliário. Além disso, criar uma maquete fora do padrão atual, para impressionar investidores e compradores.


Visitante na estação interativa desenvolvida pela ZW Design, na Casa do Jardim (MG).

DESAFIO


Sobretudo, o principal desafio do cenário Tablet era criar um aplicativo interativo com conteúdo extenso, mas de forma simples e descomplicado.


Estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

Contudo, outro ponto importante era a criação das ilustrações para cada conteúdo, assemelhando-se às características das comunidades e da realidade retratada, criando a identificação do visitante. Portanto, foram reproduzidos o mesmo maquinário utilizado, a visão aérea dos locais, a fachada dos prédios com características históricas, as ruas de pedra etc.




SOLUÇÃO


Primeiramente, para cumprir o objetivo de transmissão do conteúdo – que era denso e desconhecido por muitos – na estação interativa, a ZW Design desenvolveu um software exclusivo de fácil usabilidade. Toda a parte de conteúdo teve como base visual ilustrações isométricas e animações que lembram games, permitindo que as pessoas interajam e mantenham o foco no assunto.


Estação interativa desenvolvida pela ZW Design.

Por isso, foi realizado um estudo de identidade para criarmos ilustrações similares às imagens reais por meio de características das cidades históricas. Esse estudo auxilia na abordagem específica de um lugar e cria identificação das pessoas com o local e assunto. Alguns dos pontos estudados e reproduzidos foram:


  • Casarões de janelas e portas grandes e rústicas;

  • Luminárias de décadas anteriores;

  • Ruas de pedra com carros e carroças;

  • Quarteirões mais fechados;

  • Telhados em triângulos;

  • Praças.


Conteúdo para aplicativo na estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

O conteúdo foi ilustrado e animado considerando, também, tudo o que vem sendo usado no dia a dia do trabalho da reparação pós rompimento da barragem de Fundão. Sendo assim, foi incluído no conteúdo desde o maquinário, como tratores e caminhões, até peças sacras que passam por restauração.


No conteúdo "Fatos e Fotos", foram utilizadas fotos reais do acervo da própria Fundação Renova. Assim, foi possível mostrar de forma comparativa como era o local da imagem antes e depois que o trabalho de reparação se iniciou.


DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO


Aplicativo para estação interativa na Casa do Jardim.

A interface do usuário (UI) foi desenvolvida com o intuito de criar uma relação entre a identidade visual da Casa do Jardim e o aplicativo, utilizando cores e elementos da decoração do espaço.


Através do aplicativo o usuário é guiado, de forma simples, para conhecer alguns programas de reparação realizados pela Fundação Renova.


Dessa forma, os conteúdos na estação interativa foram divididos em cinco, sendo cada um específico de uma área de recuperação, contendo ilustração, locução e trilha. Porém, a exceção é o conteúdo “Fatos e Fotos”, que é composto por um conteúdo “antes x depois”. Neste tópico, os visitantes podem ver a diferença que o trabalho de reparação já causou, desde o dia do rompimento da barragem de Fundão.




CONTEÚDO DO APLICATIVO


Conteúdo "Gestão e cuidados com a água".

Gestão e cuidados com a água


Neste conteúdo, os visitantes podem acompanhar como está sendo feita a gestão e os devidos cuidados com a água. Esse cuidado acontece desde as nascentes, rios — como o Rio Doce — e o mar, onde a lama desaguou após o rompimento, no Espírito Santo.







Conteúdo "Uso sustentável da terra".

Uso sustentável da terra


A Fundação Renova busca reparar e trabalhar um novo método de uso da terra, em um novo cenário: em cima da lama de rejeitos. Ou seja, desde o dia 5 de novembro de 2015, plantações, criações de animais e outras atividades, passaram a ser realizadas nessa nova realidade. Como resultado, a Fundação e a comunidade terão um método novo, que busca aliar produção eficaz com a conservação da natureza.



Conteúdo "Memória histórica, cultural e artística".

Memória histórica, cultural e artística


Com a tragédia, os moradores das cidades atingidas diretamente pela lama perderam também sua cultura e suas memórias. Para diminuir o impacto causado, foi criada a Reserva Técnica, onde são abrigados em torno de 2.400 bens e fragmentos coletados sob a lama. Entre esses bens, temos: peças sacras e objetos das igrejas, que marcam a tradição e cultura de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira.



Conteúdo "Fatos e Fotos", na estação interativa.

Fatos e Fotos *

Os visitantes podem ver em fotos algumas recuperações já realizadas pela Fundação, comparando com uma data próxima ao rompimento, e uma pós-recuperação. Também é informado, por exemplo, a quantidade em m³ de rejeitos coletados ou removidos, reforma e construção de edificações urbanas, como pontes, escolas, chiqueiros, etc.


* O "antes" são imagens de situações em que o local já estava com os danos causados pelo rompimento, e não de como era antes do rompimento da barragem de Fundão.



Conteúdo "Saiba mais sobre a Renova".

Saiba mais sobre a Fundação Renova


O foco deste conteúdo é apresentar a Fundação e seu trabalho na reparação dos danos causados com a tragédia. Agora, informamos qual o papel da Renova em reconstruir, preservar e cuidar, apresentando os programas criados nos eixos “Pessoas e Comunidades”, “Terra e Água” e “Reconstrução e Infraestrutura”. Por fim, citamos todas as empresas e órgãos que fazem parte dessa reparação.






RESULTADO


Como resultado, temos hoje uma estação interativa na Casa do Jardim que comunica com pessoas de todas as idades pelo seu layout gamificado. Assim também, a estação interativa informa de forma clara e objetiva os programas e ações da Fundação Renova, após o rompimento da Barragem de Fundão, em dezembro de 2015.


Visitantes na estação interativa desenvolvida pela ZW.

A solução traz informação e inovação em uma apresentação de impacto, que reforça os aspectos de venda do produto.



Antes de mais nada, a grande importância dessa estação é mostrar todo o trabalho que vem sendo realizado para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Dessa forma, as pessoas poderão conhecer um pouco mais como é realizado cada programa, a quem ele busca atender e quais são seus objetivos e resultados. Acima de tudo, a estação interativa é uma forma de entregar à comunidade e turistas uma informação que deve ser de conhecimento de todos, além de ser acessível ao público.



Estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).




44 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Entre em contato

Obrigado pelo envio!

31 99232 3033
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Belo Horizonte - MG - Brasil

bottom of page