Estação interativa com ações de reparação

A Fundação Renova contou com a ZW Design, junto à UFMG, para desenvolver a estação interativo com aplicativo exclusivo para a Casa do Jardim, em Mariana (MG)

A FUNDAÇÃO RENOVA

A Fundação Renova surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), com a responsabilidade de reconhecer, cuidar, preservar, conservar e restaurar tudo e todos que foram atingidos pela tragédia. Como parte desse objetivo, foi criado o Centro de Informação Técnica Casa do Jardim.

OBJETIVO

O objetivo deste projeto era o desenvolvimento de uma estação interativa com um aplicativo exclusivo, mantendo a comunidade e os visitantes atualizados das ações realizadas. Portanto, o seu conteúdo deveria ser acessível e atual, com assuntos relacionados aos programas da Fundação Renova.

Estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

DESAFIO

O principal desafio do cenário Tablet era criar um aplicativo interativo com conteúdo extenso, mas de forma simples e descomplicada.

Outro ponto importante era a criação das ilustrações para cada conteúdo, assemelhando-se às características das comunidades e da realidade retratada, criando a identificação do visitante. Dessa forma, foram reproduzidos o mesmo maquinário utilizado, a visão aérea dos locais, a fachada dos prédios com características históricas, as ruas de pedra etc.

Conteúdo da estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

SOLUÇÃO

Para cumprir o objetivo de transmissão do conteúdo – que era denso e desconhecido por muitos – na estação interativa, a ZW Design desenvolveu um software exclusivo de fácil usabilidade. Toda a parte de conteúdo teve como base visual ilustrações isométricas e animações que lembram games, permitindo que as pessoas interajam e mantenham o foco no assunto.

Estação interativa desenvolvida pela ZW Design para Casa do Jardim, em Mariana (MG).

Por isso, foi realizado um estudo de identidade para criarmos ilustrações similares às imagens reais por meio de características das cidades históricas. Esse estudo auxilia na abordagem específica de um lugar e cria identificação das pessoas com o local e assunto. Alguns dos pontos estudados e reproduzidos foram:

  • Casarões de janelas e portas grandes e rústicas;
  • Luminárias de décadas anteriores;
  • Ruas de pedra com carros e carroças;
  • Quarteirões mais fechados;
  • Telhados em triângulos;
  • Praças.

Conteúdo para aplicativo na estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

O conteúdo foi ilustrado e animado considerando, também, tudo o que vem sendo usado no dia a dia do trabalho da reparação pós rompimento da barragem de Fundão. Sendo assim, foi incluído no conteúdo desde o maquinário, como tratores e caminhões, até peças sacras que passam por restauração.

No conteúdo “Fatos e Fotos”, foram utilizadas fotos reais do acervo da própria Fundação Renova. Assim, foi possível mostrar de forma comparativa como era o local da imagem antes e depois que o trabalho de reparação se iniciou.

DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO

A interface do usuário (UI) foi desenvolvida com o intuito de criar uma relação entre a identidade visual da Casa do Jardim e o aplicativo, utilizando cores e elementos da decoração do espaço. Através do aplicativo o usuário é guiado, de forma simples, para conhecer alguns programas de reparação realizados pela Fundação Renova.

Aplicativo para estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

Os conteúdos na estação interativa foram divididos em cinco, sendo cada um específico de uma área de recuperação, contendo ilustração, locução e trilha. A exceção é o conteúdo “Fatos e Fotos”, composto por um conteúdo “antes x depois”, onde vemos a diferença da reparação que já foi feita.

CONTEÚDO DO APLICATIVO

Gestão e cuidados com a água: neste conteúdo, os visitantes podem acompanhar como está sendo feita a gestão e os devidos cuidados com a água. Esse cuidado acontece desde as nascentes, rios — como o Rio Doce — e o mar, onde a lama desaguou após o rompimento, no Espírito Santo.

Conteúdo “Gestão e cuidados com a água”, na estação interativa.

Uso sustentável da terra:  a Fundação Renova busca reparar e trabalhar um novo método de uso da terra, em um novo cenário: em cima da lama de rejeitos. Ou seja, desde o dia 5 de novembro de 2015, plantações, criações de animais e outras atividades, passaram a ser realizadas nessa nova realidade. Como resultado, a Fundação e a comunidade terão um método novo, que busca aliar produção eficaz com a conservação da natureza.

Conteúdo “Uso sustentável da terra”, na estação interativa.

Memória histórica, cultural e artística: com a tragédia, os moradores das cidades atingidas diretamente pela lama perderam também sua cultura e suas memórias. Para diminuir o impacto causado, foi criada a Reserva Técnica, onde são abrigados em torno de 2.400 bens e fragmentos coletados sob a lama. Entre esses bens, temos: peças sacras e objetos das igrejas, que marcam a tradição e cultura de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira.

Conteúdo “Memória histórica, cultural e artística”, na estação interativa.

Fatos e Fotos*: os visitantes podem ver em fotos algumas recuperações já realizadas pela Fundação, comparando com uma data próxima ao rompimento, e uma pós-recuperação. Também é informado, por exemplo, a quantidade em m³ de rejeitos coletados ou removidos, reforma e construção de edificações urbanas, como pontes, escolas, chiqueiros, etc.

* O “antes” são imagens de situações em que o local já estava com os danos causados pelo rompimento, e não de como era antes do rompimento da barragem de Fundão.

Conteúdo “Fatos e Fotos”, na estação interativa.

Saiba mais sobre a Fundação Renova: o foco deste conteúdo é apresentar a Fundação e seu trabalho na reparação dos danos causados com a tragédia. Agora, informamos qual o papel da Renova em reconstruir, preservar e cuidar, apresentando os programas criados nos eixos “Pessoas e Comunidades”, “Terra e Água” e “Reconstrução e Infraestrutura”. Por fim, citamos todas as empresas e órgãos que fazem parte dessa reparação.

Conteúdo “Saiba mais sobre a Renova”, na estação interativa.

RESULTADO

Temos hoje uma estação interativa na Casa do Jardim que comunica com pessoas de todas as idades pelo seu layout gamificado, informando de forma clara, objetiva e interativa os programas e ações que a Fundação Renova. A grande importância dessa estação é mostrar todo o trabalho que vem sendo realizado para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Dessa forma, as pessoas poderão conhecer um pouco mais como é realizado cada programa, a quem ele busca atender e quais são seus objetivos e resultados, Acima de tudo, é entregue à comunidade e turistas uma informação deve ser de conhecimento de todos, acessível ao público.

Estação interativa na Casa do Jardim, em Mariana (MG).

 

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Fundação Renova

Direção

Cirlene Furini
Alex Baia
Fabrício de Araújo
Thales de Toledo

Gerente de Projetos

Débora Castro

Direção de Arte

Bruno Zanetti Westin
Adriano Zanetti Westin

Ilustrações

Marcus Ribeiro (Bobby)

Redação

Carlos Henrique

Programação

Meatballs Digital Brunch
Raphael Ramos

Desenvolvimento UI

Sirley Filho “Alex”

Últimas do Blog

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva através da projeção mapeada. Saiba mais!

Ver post
Holograma interativo para apresentações

Holograma interativo para apresentações

Já pensou em mostrar o seu produto, ou a maquete de um empreendimento em versão holográfica e interativa? Vem saber mais!

Ver post
#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post

Compartilhe!