Design de carro da NASCAR Whelen Euro Series

Em uma parceria especial com o piloto brasileiro Marconi Abreu, a ZW Design desenvolveu o layout do carro campeão da NASCAR Whelen Euro Series em sua categoria.

A ZW Design desenvolveu o design de carro do piloto brasileiro Marconi Abreu na temporada de 2017 da NASCAR Whelen Euro Series.

Objetivo

…criamos a simbologia do piloto levar todo o Brasil consigo no carro.

Abraçar o visual do mundo dos carros de corrida da NASCAR americana para assim dar personalidade ao carro do piloto brasileiro, essa foi a linha visual sugerida para desenvolver a aparência do carro, que teria como cor base, o preto. As demais cores deveriam ser marcantes, com alto contraste e, se possível, fazendo referência às cores da bandeira brasileira.

O carro também precisava ter características visuais que o fizessem se destacar dos demais concorrentes, além de ter baixo custo para aplicação em novas peças da carenagem, caso fossem necessárias uma ou mais substituições de peças.

Outra diretriz foi a de incluir os patrocinadores exclusivos, distribuídos em locais predefinidos na carroceria do carro.

Desafios

O piloto Marconi Abreu passou diversas informações com relação às áreas de destaque do carro, com o objetivo de enfatizar os melhores ângulos de visualização do público presente nas corridas e para as câmeras de transmissão de TV.

Um dos maiores desafios explicitados por Marconi, diz respeito à corrida em si. O carro sofre algumas batidas durante a prova e nem sempre existem para-choques sobressalentes com a mesma pintura, então precisávamos criar um design que levasse em conta as peças do carro que tem mais chance de serem trocadas sem descaracterizar sua aparência.

Solução

Pesquisamos todos os carros da categoria para aprender com as “boas práticas” já aplicadas e, garantir o desenvolvimento de um layout único. Foram apresentadas duas soluções seguindo o briefing feito junto ao piloto.

A primeira tinha como foco faixas de corrida, para dar um tom mais agressivo e reforçar a impressão de velocidade. As cores, com alto contraste, traziam um destaque para o carro mesmo que visto de longe e, o número do carro teve tratamento especial para reforçar todos esses pontos.

A segunda opção trouxe a referência direta das cores do Brasil e, a partir dela, surgiu a ideia de colocar as estrelas da bandeira nacional acompanhando o número que representa o piloto. Foram posicionadas as 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros mais o distrito federal e, dessa forma, criamos a simbologia do piloto levar todo o Brasil consigo no carro.

Segundo Marconi Abreu, os itens que sofrem mais com danos durante uma corrida são os para-choques traseiros, depois os dianteiros, seguido pelas portas e capô.

Resultado

O carro ficou bem diferenciado dos demais concorrentes e, destacou-se pelo uso de cores vivas nas faixas amarela e verde que cruzam o carro.

A numeração do carro com estrelas que parecem se desprender da pintura por causa da velocidade foi um destaque a parte. Esse tipo de personalização não é usada pelos demais competidores, mesmo o número sendo um dos principais diferenciais dos pilotos.

A identificação do piloto com o carro foi um grande marco em nosso projeto, pois essa união cria uma presença única entre carro, piloto e fãs.

O melhor resultado, que selou a beleza do design do carro, foi o título de campeão da temporada 2017 conquistado por Marconi Abreu. É um enorme orgulho para a ZW Design fazer parte dessa conquista e marcar o campeonato da NASCAR com nosso projeto.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Marconi Abreu

Direção

Bruno Zanetti Westin

Design Gráfico

Adriano Zanetti Westin
Bruno Zanetti Westin

Últimas do Blog

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post
Tipografia sem segredos: o que é, quando surgiu e qual a sua importância

Tipografia sem segredos: o que é, quando surgiu e qual a sua importância

Dia 5 de Janeiro é celebrado o Dia da Criação da 1ª Tipografia no Brasil. Para isso, criamos um post que explica um pouco mais sobre a sua história em território nacional, sua evolução e como utilizamos na ZW Design.

Ver post
Maquete interativa: conheça o projeto inovador no Museu Casa do Jardim

Maquete interativa: conheça o projeto inovador no Museu Casa do Jardim

A Maquete Interativa faz parte do projeto “Memórias Mapeadas”, um dos cinco cenários que a ZW Design criou, junto à UFMG, para manter viva a memória e a história do rompimento da barragem de Fundão – em Mariana (MG).

Ver post

Compartilhe!