Curso EAD – GIN UFMG e Ministério da Saúde

Foi desenvolvido junto ao Grupo de pesquisas de intervenções em Nutrição (GIN) do Departamento de Nutrição da UFMG em parceria com o Ministério da Saúde, as aulas e vídeos de divulgação para curso EAD.

O GIN/UFMG

O Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição (GIN), criado em 2009, apresenta características multidisciplinares, envolvendo pesquisadores com interesse na área nutricional.

O GIN está diretamente ligado à Programas de pós-graduação strictu sensu (“Enfermagem e Saúde”, “Nutrição e Saúde”, “Saúde Pública” e “Ciências da Saúde, saúde da criança e do adolescente”). Os pesquisadores participam de relevantes atividades de ensino e extensão na área de Nutrição com foco na alimentação saudável em parcerias diversas como a Prefeitura Municipal de Saúde de Belo Horizonte – Minas Gerais, o Ministério da Saúde e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).

OBJETIVO

Primeiramente, desenvolver uma metodologia de qualificação profissional acessível e auto instrutiva, pautadas em metodologias problematizadoras por meio de videoaulas. Além disso, elas deveriam ser baseadas nos materiais publicados pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por fim, deveria ser entregue o curso de EAD “Atividade de Qualificação Profissional para a promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica”.

Em suma, um ponto chave foi a elaboração de composições que representassem ambientes e situações vivenciadas diariamente, pelos alunos do EAD.

DESAFIOS

Primeiramente, criar um conteúdo atrativo e uma linguagem própria para o curso de qualificação profissional (EAD). Além disso, deveria ser utilizada a técnica de fotomontagem digital (colagem), de forma a associar o máximo possível o conteúdo enviado pela UFMG. Por fim, a parte visual deveria estar alinhada à realidade dos atendimentos da saúde, em todo o país.

SOLUÇÃO

O que conecta o conteúdo às pessoas, são HISTÓRIAS

Conteúdo, ser “pouco interessante” (chato), é um dos principais motivos de evasão em cursos online. Por isso, é extremamente relevante criar aulas que transmitam experiências reais que deem a teoria um sentido concreto.

 

STORYTELLING: gerando resultados para o EAD 

Para dar dinamismo ao conteúdo apresentado cada assunto proposto nas videoaulas foi subdividido em pequenas histórias que retratam acontecimentos do cotidiano, ou que são vivenciados dentro da sala de aula. Nesse sentido, isso permitiu relacionar os temas abordados e dar significado à aprendizagem, ou seja, os alunos compreendem conteúdo como algo vivo, possível e concreto.

DESENVOLVIMENTO

Criatividade e Atemporalidade da COLAGEM, no EAD.

A princípio, analisando o objetivo do curso — seu público-alvo, a duração do curso e das aulas —, foi definido em conjunto com o cliente que a técnica escolhida para a criação dos vídeos seria a fotomontagem digital” (colagem). Essa técnica é um tipo de composição feita a partir do uso de materiais de diversas texturas — ou não — superpostos, ou colados lado a
lado. Dessa forma, é criada uma nova imagem, entregando personalidade a cada conteúdo e ao projeto como um todo.

Suas etapas consistem em:

1. IMAGENS – Busca das imagens e texturas em banco digital.
2. PREPARAÇÃO – Recorte e montagem das imagens e texturas, criando o storyboard com base no roteiro final.
3. ANIMAÇÃO – Elaboração da movimentação dos elementos.
4. EDIÇÃO – Finalização do vídeo, inclusão de efeitos sonoros e locução.

Produzindo uma série de VIDEOAULAS (ou um longa-metragem)

  • Os vídeos das aulas, somados aos vídeos curtos de divulgação, possuem 92 minutos ao todo. Essa duração é maior do que a de muitos filmes clássicos;
  • Buscando o ritmo e entonação ideal para cada aula, gravamos mais de 10 horas de locuções;
  • Foram mais de 3.500 horas de trabalho divididas entre a equipe responsável pela elaboração dos vídeos;
  • Somados, foram feitos mais de 866 efeitos para o projeto sonoro.

RESULTADO

Como resultado, o curso destaca-se no feedback positivo vindo de todas as partes do projeto. Da mesma forma, o cliente ficou satisfeito com o resultado final e com todo o processo de criação. O Ministério da Saúde, que era de grande importância para a aprovação, destacou a qualidade das aulas e vídeos. Além disso, houve um retorno positivo dos alunos, com elogios que destacam a qualidade técnica e estética do material, bem como o cuidado com os detalhes do curso.

Após este curso, a ZW Design desenvolveu mais um EAD — com o foco nas atividades interativas — para o GIN/UFMG e Ministério da Saúde.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

UFMG

Gerente de Projeto

Débora Castro

Redação

Tacyanne Louise

Direção de Arte

Adriano Zanetti Westin
Sirley Alex

Motion Design

Caio Andrade
João Pedro Schneider

Sound Design

João Pedro Schneider

Últimas do Blog

Centro de informações imersivo e interativo

Centro de informações imersivo e interativo

A ZW Design desenvolveu um espaço de interação com muita tecnologia, envolvendo maquete 3D animada, sala imersiva, cenário tablet e outros, para o Centro de Informações da Fundação Renova, a Casa do Jardim.

Ver post
Experiência de loja imersiva, utilizando a projeção mapeada

Experiência de loja imersiva, utilizando a projeção mapeada

É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva, através da projeção mapeada. Saiba mais!

Ver post
Holograma interativo para apresentações

Holograma interativo para apresentações

Já pensou em mostrar o seu produto, ou a maquete de um empreendimento em versão holográfica e interativa? Vem saber mais!

Ver post
#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post

Compartilhe!