Apresentação 3D interativa com Kinect para a Tecnometal na EXPOSIBRAM

A equipe da ZW Design desenvolveu uma aplicação 3D para apresentar o transportador de correia construído pela Tecnometal em Fortaleza-CE.

A Tecnometal Engenharia é uma empresa que atua com serviços e soluções de engenharia em equipamentos industriais para empresas do ramo de siderurgia, mineração e energias renováveis. O grupo, que é 100% nacional, conta com uma experiência de mais de 20 anos na busca por soluções inovadoras.

Exposibram 2011

EXPOSIBRAM – Exposição Internacional de Mineração e o Congresso Brasileiro de Mineração são os maiores e mais importantes eventos do setor em toda a América Latina. As principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços marcam presença por meio dos estandes e também nos debates organizados no Congresso. A EXPOSIBRAM é considerada um centro de oportunidades de negócios, tendo por base os investimentos anunciados pelas mineradoras no Brasil.

Objetivo

Para chamar a atenção do público durante a feira Exposibram em 2011, a empresa escolheu um de seus projetos de expressão, o transportador de correia do Porto Pecém, recém inaugurado em Fortaleza (CE).

tecnometal-portfolio-conteudo-04

O projeto

Uma parte do projeto do PECÉM foi reconstruído tridimensionalmente, sendo empregado um conjunto de softwares gráficos para que fosse alcançado o resultado esperado, primando pela qualidade gráfica e velocidade da interação

Com o objetivo de apresentar uma solução inovadora, que se destacasse perante estandes de grandes players do mercado mundial (Vale, Votorantin, Caterpillar, dentre outros) e que focasse em um dos projetos da Tecnometal, os profissionais da ZW Design desenvolveram uma aplicação interativa com a reconstrução em 3D de uma parte da região (2 km²) do Porto Pecém, onde o equipamento está instalado. De acordo com Bruno Zanetti Westin, Diretor de Criação e Design na ZW Design, a proposta foi reconstruir virtualmente todo o Porto Pecém no Ceará, para que os visitantes pudessem navegar livremente por toda a região onde a esteira da Tecnometal esta instalada.

tecnometal-portfolio-conteudo-03

Toda a navegação foi planejada para gerar o máximo de experiência ao usuário. Utilizando o sensor de movimento Kinect, da Microsoft, os visitantes controlaram a visualização da aplicação só com o movimento das mão, sem utilizar nenhum outro dispositivo. “O objetivo do projeto era gerar interesse por parte dos visitantes da feira para conhecerem o estande da Tecnometal, além de reforçar o posicionamento da empresa no uso de tecnologias de ponta em suas soluções”, explica Bruno.

tecnometal

Desafio

Um dos principais desafios estava em desenvolver um software para controle e resposta aos movimentos capturados através do sensor Kinect, possibilitando uma navegação em 3D renderizada em tempo real, conforme as direções escolhidas pelo visitante. Com o uso do Kinect, toda a navegação é feita através do movimento dos braços do usuário no ar. Diversos estudos de usabilidade foram realizados para definir a melhor experiência na utilização da aplicação, levando em consideração que o ambiente a ser apresentado é uma feira com públicos diversos. Por isso um dos grande desafios era, desenvolver uma navegação intuitiva e com uma curva de aprendizado mínima.  Para fazer a solução cumprir o objetivo de “chamar atenção dos visitantes”, um projetor especial foi utilizado para gerar uma tela de 5m de largura para a interação, mesmo em um ambiente com grande luminosidade.

Curiosidades e resultado

Segundo Bruno, esta foi a primeira aplicação 3D interativa comandada por movimentos do corpo, rodando em tempo real e com qualidade Full HD desenvolvida na América Latina, o que gerou um grande interesse e fluxo de pessoas para a Tecnometal. “Os resultados foram ótimos. Centenas de pessoas interagiram com a aplicação e elogiaram a forma como a Tecnometal apresentou o projeto do Porto Pecém” conclui. Um grande destaque para a solução alcançada foi a pequena curva de aprendizado alcançada. Cada usuário que participou, gastou aproximadamente 25 segundos para aprender a navegar em um ambiente 3D, controlando sua posição pelo movimento dos braços no ar.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Tecnometal

Planejamento e Criação:

Bruno Zanetti Westin

Gerência do projeto:

André Carneiro
Bruno Zanetti Westin

Desenvolvimento:

Henrique Weissmann

Execução:

Adriano Zanetti Westin
Bruno Zanetti Westin

Observação:

Projeto desenvolvido durante a sociedade na The Agency

  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
01/7
Anterior Próxima

Últimas do Blog

Maquete interativa: conheça o projeto inovador no Museu Casa do Jardim

Maquete interativa: conheça o projeto inovador no Museu Casa do Jardim

A Maquete Interativa faz parte do projeto “Memórias Mapeadas”, um dos cinco cenários que a ZW Design criou, junto à UFMG, para manter viva a memória e a história do rompimento da barragem de Fundão – em Mariana (MG).

Ver post
HOLOBOX – A experiência de hologramas em sua casa

HOLOBOX – A experiência de hologramas em sua casa

Projetor de hologramas criado por startup brasileira é lançado para financiamento coletivo no Kickstarter

Ver post
Path from idea to industrialization – Hololobx

Path from idea to industrialization – Hololobx

Usamos esse tempo para trabalhar em melhorias de usabilidade e melhorar as tecnologias Holobox

Ver post
Holografia Sasuke do anime Naruto

Holografia Sasuke do anime Naruto

Depois do sucesso do nosso display holográfico com o personagem Goku, resolvemos encarar o desafio e criar a holografia Sasuke do anime Naruto.

Ver post

Compartilhe!