Projeto “Memórias Mapeadas”, criado pela ZW Design , junto à UFMG, mantém viva a memória e a história do rompimento da barragem de Fundão por meio de uma maquete interativa.

A ZW Design, junto à UFMG, criou um novo espaço museográfico para a Fundação Renova dentro da Casa do Jardim – em Mariana (MG). O museu conta com cinco cenários que criam uma imersão sensorial a fim de manter viva a memória e a história sobre o rompimento da barragem de Fundão (ocorrido de 2015) e as ações após o acontecimento.

O cenário “Memórias Mapeadas” faz parte desse projeto, trazendo uma solução inovadora aliada à tecnologia de ponta, informação e interatividade. Nós criamos uma realidade aumentada através de uma projeção mapeada sobre a maquete física, unindo o real ao virtual (realidade mista) e proporcionando efeitos incríveis que contribuem de forma didática para o aprendizado da população local e visitantes.

Na ponta dos dedos

Cada visitante controla a interação na ponta dos dedos por meio de uma tela touch screen, que lhe permite navegar dentro dos oito conteúdos do cenário Memórias Mapeadas. O conteúdo não se limita à tragédia e sua triste memória, ele vai além das informações pertinentes do acontecimento. Afinal, esse também é um momento de recomeço e uma forma de levar cultura e informação ao público.

Processo produtivo

Trata-se de uma maquete interativa feita por meio de impressão CNC e 3D, recriando o cenário topográfico do local da barragem até a foz do rio Doce no mar. Para suportar o seu peso*, nós construímos uma estrutura de duas partes:

1ª parte: uma base, que também é utilizada como armário para guardar os equipamentos do cenário (computador, nobreak, teclado, controles dos projetores e as fiações).

2ª parte: é composta por um anteparo vertical que também serve como plano de fundo para a projeção.

Utilizamos um projetor de feixe reduzido de alta luminância para dar vida à maquete. Já para o anteparo vertical, posicionado ao fundo do cenário, utilizamos um segundo projetor de feixe curto com objetivo de apresentar as informações, dados e outras animações complementares à maquete. Isso resultou em um show de cores, luzes e efeitos 3D sincronizados que compõem essa incrível realidade mista.

Os prédios e as igrejas que faziam parte da arquitetura das cidades foram modelados e impressos em 3D internamente na ZW Design. Ao todo 12 cidades foram retratadas no cenário, são elas: Bento Rodrigues, Mariana, Paracatu de Baixo, Gesteira, Barra Longa, Aimorés, Linhares, Colatina de Cima, Colatina de Baixo, Ipatinga, Governador Valadares e Regência, além das usinas hidrelétricas de Candonga (Risoleta Neves) e de Aimorés.

Além disso, utilizamos dois equipamentos de som direcional, chamados Sound Dome. Estes equipamentos fazem com que os sons e efeitos fiquem contidos próximos ao cenário da maquete e não afetem tanto outros cenários.

A imersão é incrível e garantida para quem curte história, tecnologia e efeitos visuais ou só quer saber mais sobre a maior tragédia ecológica no Brasil.

*Curiosidade: A maquete interativa pesa quase 1 tonelada. (Isso é aproximadamente o peso de uma girafa adulta!)

O que é projeção mapeada?

A projeção mapeada é um processo que se apropria da irregularidade de uma superfície e utiliza a luz e sombra para corrigir, recriar e animar elementos visuais que completem, alterem ou se somem a essa superfície. Porque tudo é feito de forma bastante inovadora, indo além da imaginação do público.

Neste projeto, a projeção mapeada contribuiu para colocar o espectador “dentro” do incidente, vendo cada acontecimento de forma realista, a ponto de causar impacto, emoção e prender a atenção do público em todo seu conteúdo.

A importância do projeto

A Casa do Jardim é dedicada aos marianenses, moradores da região, comunidades atingidas e pessoas que visitam a cidade de Mariana. O espaço é destinado à informação, diálogo e atividades de capacitação e uso coletivo.

Pensado para que todos tenham mais acesso à cultura, o local busca estimular, promover e preservar a memória e a história do incidente ocorrido na Barragem de Fundão. Além disso, instiga a criação de novas ideias, projetos culturais e ações educativas que levam a população a refletir sobre a relação do homem com sua cidade e o ambiente.

Apesar da tragédia sem precedentes, nós estamos muito orgulhosos de fazer parte desse projeto e você é o nosso convidado para conhecer de perto o espaço museográfico da Casa do Jardim!

Como conhecer a maquete interativa?

Você pode visitar o cenário “Memórias Mapeadas” no museu Casa do Jardim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ele está localizado na rua Dom Viçoso, número 236, em Mariana (MG).

Durante sua visita aproveite e tire várias fotos! Poste nas redes sociais, use a hashtag #maqueteinterativa e conte para a gente como foi sua experiência.

E não se esqueça de acompanhar nosso blog para conhecer mais projetos incríveis como esse! Em breve, você terá ainda mais detalhes sobre os nossos trabalhos em nosso portfólio. Aguarde!