
Projeto “Memórias Mapeadas”, criado pela ZW Design , junto à UFMG, mantém viva a memória e a história do rompimento da barragem de Fundão por meio de uma maquete interativa.
A Fundação Renova contou com os serviços da ZW Design, junto à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, para desenvolver os cinco cenários com conteúdos e experiências imersivas e interativas do Centro de Informação Técnica Casa do Jardim, em Mariana (MG).
O cenário “Memórias Mapeadas” faz parte desse projeto, trazendo uma solução inovadora aliada à tecnologia de ponta, informação e interatividade. Nós criamos uma realidade aumentada através de uma projeção mapeada sobre a maquete física, unindo o real ao virtual (realidade mista) e proporcionando efeitos incríveis que contribuem de forma didática para o aprendizado da população local e visitantes.
Na ponta dos dedos
Cada visitante controla a interação na ponta dos dedos por meio de uma tela touch screen, que lhe permite navegar dentro dos oito conteúdos do cenário Memórias Mapeadas. O conteúdo não se limita à tragédia e sua triste memória, ele vai além das informações pertinentes do acontecimento. Afinal, esse também é um momento de recomeço e uma forma de levar cultura e informação ao público.
Processo produtivo
Trata-se de uma maquete interativa feita por meio de impressão CNC e 3D, recriando o cenário topográfico do local da barragem até a foz do rio Doce no mar. Para suportar o seu peso*, nós construímos uma estrutura de duas partes:
1ª parte: uma base, que também é utilizada como armário para guardar os equipamentos do cenário (computador, nobreak, teclado, controles dos projetores e as fiações).
2ª parte: é composta por um anteparo vertical que também serve como plano de fundo para a projeção.
Utilizamos um projetor de feixe reduzido de alta luminância para dar vida à maquete. Já para o anteparo vertical, posicionado ao fundo do cenário, utilizamos um segundo projetor de feixe curto com objetivo de apresentar as informações, dados e outras animações complementares à maquete. Isso resultou em um show de cores, luzes e efeitos 3D sincronizados que compõem essa incrível realidade mista.
Os prédios e as igrejas que faziam parte da arquitetura das cidades foram modelados e impressos em 3D internamente na ZW Design. Ao todo 12 cidades foram retratadas no cenário, são elas: Bento Rodrigues, Mariana, Paracatu de Baixo, Gesteira, Barra Longa, Aimorés, Linhares, Colatina de Cima, Colatina de Baixo, Ipatinga, Governador Valadares e Regência, além das usinas hidrelétricas de Candonga (Risoleta Neves) e de Aimorés.
Além disso, utilizamos dois equipamentos de som direcional, chamados Sound Dome. Estes equipamentos fazem com que os sons e efeitos fiquem contidos próximos ao cenário da maquete e não afetem tanto outros cenários.
A imersão é incrível e garantida para quem curte história, tecnologia e efeitos visuais ou só quer saber mais sobre a maior tragédia ecológica no Brasil.
*Curiosidade: A maquete interativa pesa quase 1 tonelada. (Isso é aproximadamente o peso de uma girafa adulta!)
O que é projeção mapeada?
A projeção mapeada é um processo que se apropria da irregularidade de uma superfície e utiliza a luz e sombra para corrigir, recriar e animar elementos visuais que completem, alterem ou se somem a essa superfície. Porque tudo é feito de forma bastante inovadora, indo além da imaginação do público.
Neste projeto, a projeção mapeada contribuiu para colocar o espectador “dentro” do incidente, vendo cada acontecimento de forma realista, a ponto de causar impacto, emoção e prender a atenção do público em todo seu conteúdo.
A importância do projeto
A Casa do Jardim é dedicada aos marianenses, moradores da região, comunidades atingidas e pessoas que visitam a cidade de Mariana. O espaço é destinado à informação, diálogo e atividades de capacitação e uso coletivo.
Pensado para que todos tenham mais acesso à cultura, o local busca estimular, promover e preservar a memória e a história do incidente ocorrido na Barragem de Fundão. Além disso, instiga a criação de novas ideias, projetos culturais e ações educativas que levam a população a refletir sobre a relação do homem com sua cidade e o ambiente.
Apesar da tragédia sem precedentes, nós estamos muito orgulhosos de fazer parte desse projeto e você é o nosso convidado para conhecer de perto o espaço museográfico da Casa do Jardim!
Como conhecer a maquete interativa?
Você pode visitar o cenário “Memórias Mapeadas” no museu Casa do Jardim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ele está localizado na rua Dom Viçoso, número 236, em Mariana (MG).
Durante sua visita aproveite e tire várias fotos! Poste nas redes sociais, use a hashtag #maqueteinterativa e conte para a gente como foi sua experiência.
E não se esqueça de acompanhar nosso blog para conhecer mais projetos incríveis como esse! Em breve, você terá ainda mais detalhes sobre os nossos trabalhos em nosso portfólio. Aguarde!