É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva através da projeção mapeada. Saiba mais!

A ZW Design desenvolveu um projeto totalmente focado em experiências imersivas para a nova loja da AvantGarde, focada em um lifestyle voltado para apaixonados e proprietários de veículos superesportivos, premium e de luxo. A ZW Design está contribuindo com todo o desenvolvimento da experiência sensorial da Avantgarde. Do planejamento e orientação das luzes de LED RGB interna e externa do prédio, passando pelos vídeos que irão compor a estrutura da loja até as exposições com técnicas de projeção mapeada e sonorização espacial.

Quando a ZW iniciou esse projeto, o objeto e a solicitação do nosso cliente era reforçar ainda mais a presença da marca e da loja em Belo Horizonte, mas agora de uma forma nunca vista antes. Trabalhar espaços com a mais alta tecnologia e design, criando ambientes imersivos para os clientes, parceiros e amigos da AvantGarde, foi a meta criada. 

Despertando os sentidos

O projeto tecnológico de imersão sensorial vai dar vida ao Concept Store da AvantGarde através da visão e da audição. Para ativar a visão, propomos conteúdos artísticos e conceituais, explorando as possibilidades da criação de conteúdos 3D, além de aproveitar a linha arquitetônica proposta pelo arquiteto Sergio Vianna, criando assim ilusões de ótica que valorizam o ambiente da loja. Na sonorização, criamos uma experiência de som espacial que, além de contribuir para potencializar a experiência com as imagens, irá mimetizar situações em que o usuário teria se tivesse ao redor dos carros esportivos passando a sua volta. 

A junção de ambos é o objetivo que propusemos de levar para dentro da AvantGarde a experiência externa, do espaço e som dos ambientes em que cada um dos seus clientes gostaria de estar com aquele carro que está sendo vendido na loja. Sabemos que os clientes quando estão olhando e avaliando um carro, criam expectativas e imaginam todas as possibilidades de onde poderiam estar com seu carro novo e, trazer a exposição do carro já inserido no ambiente da estrada ou da cidade, desperta essa ideia de que é possível ele alcançar esse objetivo.

Tecnologias utilizadas no projeto

A tecnologia principal utilizada é o uso de projetores aliados à conteúdos em 3D para criarmos espaços e experiências sensoriais através do mapeamento do espaço, aproveitando o próprio design da loja que irá receber a projeção. Os 29 projetores utilizados ao todo no projeto foram importados. Todo o restante do equipamento de automação e painéis de led e videowall foram comprados no Brasil.

A utilização de projeção mapeada junto à automação é uma das mais modernas técnicas utilizadas em museus de imersão no mundo. Aliar um conteúdo conceitual em projeção mapeada, unindo arte, tecnologia e design, não só valoriza o ambiente da Concept Store, mas leva seus visitantes à uma percepção de vanguarda, requinte, luxo e exclusividade. Nenhuma loja no mundo utiliza todas essas tecnologias, nesta escala. 

Quais são os espaços imersivos na concept store?

Existem três áreas principais: a Loja Circular, o Underground e a Loja Triangular.

A loja Circular terá uma das maiores exposições permanentes de projeção mapeada na América Latina. São 15 projetores de alta definição que irão preencher todo o teto curvo da loja, criando um ambiente lúdico e completamente imersivo. Ao entrar na sala circular, queremos que o cliente da AvantGarde sinta totalmente imerso ao ambiente, criando a sensação de que ele não está apenas em uma loja de carros, mas em um espaço completamente diferente de todos os que ele já esteve. Ver os carros e as opções disponíveis na loja, se tornará uma experiência imersiva, sensorial e marcante.

Essa projeção mapeada ficará ligada durante toda a noite e poderá ser vista por todos que passarem pelas avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo. O intuito da loja é também se tornar o novo, mais moderno e tecnológico ponto turístico para a cidade de Belo Horizonte. Dessa forma, a AvantGarde irá oferecer a experiência não só para quem entra na loja mas, também para quem está do lado de fora, já que a projeção pode ser vista perfeitamente pela rua. Hoje, temos 3 conteúdos exibidos no local — Galáxia, Ocean e Caleidoscópio — e outros estão em desenvolvimento.

A Loja Circular possui também um painel de LED curvo de alta resolução, que será utilizado principalmente para incrementar a exposição do carro que ficará parado logo à sua frente, dando a impressão de que o carro está em movimento. 

O espaço Underground terá uma exibição de projeção mapeada com mais de 150m² de área projetada, trabalhando a ilusão de ótica. Com diversos conteúdos intimistas, será representada uma galeria de arte com 34 quadros dos maiores mestres da arte, além de simulações que irão compor os arredores dos carros com um storytelling criado através do conceito da loja.

A Loja Triangular é composta por 3 painéis de videowall, com o maior deles utilizando um sistema de som 7.2 de alta qualidade, distribuindo de tal forma que os visitantes têm a percepção do som passando por toda a extensão da loja. Existe ainda  outros 3 painéis nos banheiros e uma projeção de cachoeira no vidro externo na ponta da loja, dando vista para a Avenida Raja Gabáglia, que funcionará durante toda a noite.

Da venda de veículos à eventos

A Concept Store já possui um histórico de oferecer o seu espaço, mesmo quando ainda estava no antigo endereço, para que marcas possam fazer seus eventos, sejam de lançamento de produtos, marcas, entre outros. Agora, com a nova loja, quem optar por utilizar o espaço da AvantGarde para o seu evento, poderá se beneficiar de todo os aparatos tecnológicos instalados. Poderão ser customizadas a iluminação em LED interna e externa do prédio, todos os painéis de videowall com conteúdos exclusivos, além das projeções mapeadas, que podem potencializar o evento para o mesmo nível dos melhores locais de imersão sensorial do mundo.

Mais conteúdos e informações em breve no nosso portfólio. Você também pode acompanhar o desenvolvimento através das nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin!