A ZW Design desenvolveu um espaço de interação com muita tecnologia, envolvendo maquete 3D animada, sala imersiva, cenário tablet e outros, para o Centro de Informações da Fundação Renova, a Casa do Jardim.

O Centro de Informações Técnica Casa do Jardim

O Centro de Informação Técnica Casa do Jardim, da Fundação Renova, é um espaço de interação no município de Mariana (MG) para os marianenses, comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015. Além disso, o espaço é aberto também aos turistas que visitam a cidade. Instalada em um casarão do século XVIII, a Casa do Jardim foi batizada em homenagem à Praça do Jardim (Praça Gomes Freire), local de referência na cidade.

Centro de Informação Técnica Casa do Jardim, em Mariana (MG).

Antes de mais nada, o centro de informações imersivo e interativo é um espaço destinado à informação, diálogo e atividades de capacitação e uso coletivo. Pensado para que todos tenham mais acesso à cultura, o local busca estimular, promover e preservar a memória e a história. Além disso, instiga a criação de novas ideias, projetos culturais e ações educativas que levam a população a refletir sobre a relação do homem com sua cidade e com o ambiente

Cenário Caminho da Transformação, na Casa do Jardim.

Objetivo do projeto

Causar impacto! O objetivo da ZW Design para a Casa do Jardim foi levar tecnologia de interface para o público, com o intuito de preservar a memória do acontecimento, de uma forma que a população tenha acesso a dimensão da tragédia que aconteceu na região.

O espaço deveria ser um ambiente que, através da tecnologia, interação e imersão,  levaria ao público em diferentes cenários,  informações das ações da Fundação Renova na recuperação e reconstrução das áreas e pessoas atingidas pelo rompimento da barragem.

Maquete com projeção mapeada, na Casa do Jardim.

Os cenários desenvolvidos pela ZW design, na Casa do Jardim

» Maquete – Memórias Mapeadas

A primeira vista, o cenário “Memórias Mapeadas” traz uma solução inovadora aliada à tecnologia de ponta, informação e interatividade. Em outras palavras, a ZW criou uma realidade aumentada através de uma projeção mapeada sobre a maquete física, unindo o real ao virtual (realidade mista) e proporcionando efeitos incríveis que contribuem de forma didática para o aprendizado da população local e visitantes.

Como resultado, cada visitante controla a interação na ponta dos dedos por meio de uma tela touch screen, que lhe permite navegar dentro dos conteúdos do cenário Memórias Mapeadas. O conteúdo não se limita à tragédia e sua triste memória, ele vai além das informações pertinentes do acontecimento. Afinal, esse também é um momento de recomeço e uma forma de levar informação ao público.

Conheça mais sobre o projeto no nosso portfólio, clicando aqui!

» Linha do tempo

Em suma, o cenário Linha do Tempo conta com depoimentos e relatos dos moradores de Mariana, Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e outros, sobre o rompimento da barragem e a vida antes e depois do acontecimento, em 2015. Acima de tudo, o objetivo desse cenário era trazer — através de depoimentos reais da história e das memórias —  o que esperam do futuro algumas pessoas que foram, de alguma forma, atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

Conheça mais sobre o projeto no nosso portfólio, clicando aqui!

Totens interativos em formato de manequins.

» Túnel Imersivo – Caminho da Transformação

Um ambiente com grande imersão, o cenário Caminho da Transformação é uma sala imersiva que possui uma vista panorâmica de 360º. Assim, todas as paredes do espaço são projetadas, proporcionando ao visitante uma visita marcante.

Conheça mais sobre o projeto no nosso portfólio, clicando aqui!

» Cenário Tablet

O objetivo deste projeto era o desenvolvimento de uma estação interativa com um aplicativo exclusivo, mantendo a comunidade e os visitantes atualizados das ações realizadas. Dessa forma, o seu conteúdo deveria ser acessível e atual, com assuntos relacionados aos programas da Fundação Renova.

Conheça mais sobre o projeto no nosso portfólio, clicando aqui!

» Projeção

Desenvolvimento do ambiente para a projeção de vídeos institucionais da Fundação Renova com o som direcional (Sound Dome). Este cenário mostra todos os trabalhos desenvolvidos pela Renova através dos vídeos.

Tenha seu próprio centro de informações interativo

A ZW Design é um escritório de design, tecnologia e arte focado em desenvolver espaços de interação, com muita tecnologia, inovação e imersão. Esses ambientes geram um interesse grande por parte do público, por serem experiências únicas, diferencias e marcantes.

Ficou interessado em ter um centro de informações interativo para um dos seus projetos? Entre em contato conosco de não deixe de conhecer nossos outros projetos.