Treinamento em Realidade Virtual (VR) Jeep New Compass

A ZW Design desenvolveu um treinamento em Realidade Virtual (VR) do Jeep New Compass para o ISVOR, atendendo ao grupo FCA LATAM.

A ZW Design foi convidada pelo ISVOR, atendendo ao grupo FCA LATAM para desenvolver um treinamento em Realidade Virtual (VR) do Jeep New Compass. A solução apresenta o conteúdo de forma imersiva proporcionando aos usuários entendimento completo e singular do carro.

No desenvolvimento desse módulo de treinamento, a ZW Desgin contou com aparceria da Front BH e Meatballs junto ao ISVOR.

Objetivo

Em 2016, o ISVOR (Universidade Corporativa Fiat Chrysler Automobiles Latam) ficou incumbido de treinar e certificar mais de 1.300 colaboradores das concessionárias Jeep de todo o Brasil para o lançamento do Jeep New Compass.

As diretrizes para desenvolver esse treinamento tinham como base criar um sistema que controlasse diversos pontos, incluindo novas tecnologias para melhorar a logística, as dinâmicas de ensino e o processo de certificação e integração entre colaborador e facilitador. Ao final, esse sistema conseguiria metrificar todas as etapas do treinamento criando uma informação valiosa para todos os envolvidos.

Desafio

Foi necessário criar toda a rotina do processo de treinamento dentro de um sistema personalizado, contando com estrutura de computadores em rede wi-fi para dar suporte a todas as estações de treinamento. Por se tratar de um lançamento mundial acontecendo no Brasil, a preocupação contra o vazamento de informações foi altíssima e, por isso, todo o sistema e os participantes ficaram isolados – sem acesso à internet.

Seguindo critérios de proximidade com suas localizações originais, os participantes foram divididos em três cidades de três estados para que todos tivessem a mesma experiência. Essa parte do treinamento foi proposta para ser a mais imersiva do curso, destacando sete tecnologias do Jeep New Compass para os colaboradores.

Com uma movimentação suave da câmera conseguimos colocar o usuário em pontos de vista que favoreciam o entendimento do conteúdo

Outro desafio em utilizar a Realidade Virtual (VR) é que alguns usuários podem sentir tontura e vertigem utilizando os óculos VR, prejudicando a absorção do conteúdo.

O foco era potencializar o aprendizado do usuário, utilizado as características principais da Realidade Virtual (VR): colocar o usuário em um ambiente virtual e dar liberdade para explorar os arredores do cenário.

Solução

Optamos em criar uma “arena virtual” com visual limpo e intimista dando destaque ao Jeep New Compass  e permitindo que todos os outros elementos aparecessem em forma de holograma. Junto a essa solução, utilizamos conceitos de infografia animada para exemplificar o conteúdo.

O ambiente totalmente feito em Realidade Virtual (VR) possibilitou criar movimentos de câmera e ângulos que favorecessem a demonstração do conteúdo no treinamento.

Para não causar desconforto ou náuseas nos usuários, forçando-os movimentar a cabeça objetivando o acesso a alguma informação específica, deixamos o destaque das cenas centralizadas no campo de visão do óculos. Assim, o usuário permanece parado e olhando para frente conseguindo visualizar todo o conteúdo, mas mantendo o controle e opção de olhar para qualquer lado dentro do stage virtual.

Com uma movimentação suave da câmera conseguimos colocar o usuário em pontos de vista que favoreciam o entendimento do conteúdo, inclusive quando a informação acontecia dentro do veículo, facilitando sua compreensão por meio de um modelo virtual.

Após o término do módulo de treinamento em Realidade Virtual (VR), os participantes foram convidados a responder um questionário abordando as 7 tecnologias do Jeep New Compass através do sistema de treinamento desenvolvido pela ZW Design.

Resultado







Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

ISVOR

Planejamento

ZW Design
Front BH
ISVOR
Meatballs

Direção

Bruno Zanetti Westin

Conteúdo

ISVOR/FCA LATAM

Roteiro

ISVOR
Bruno Zanetti Westin

Imagens em 3D (CG)

Bruno Zanetti Westin
TwistFX

UI & UX Design

Bruno Zanetti Westin
Franklin Brito (Meatballs)

VR App

Meatballs

Sound Design

Bruno Zanetti Westin

Render

TwistFX
ZW Design

Últimas do Blog

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva através da projeção mapeada. Saiba mais!

Ver post
Holograma interativo para apresentações

Holograma interativo para apresentações

Já pensou em mostrar o seu produto, ou a maquete de um empreendimento em versão holográfica e interativa? Vem saber mais!

Ver post
#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post

Compartilhe!