Apresentação 3D interativa com Kinect para a Tecnometal na EXPOSIBRAM

A equipe da ZW Design desenvolveu uma aplicação 3D para apresentar o transportador de correia construído pela Tecnometal em Fortaleza-CE.

A Tecnometal Engenharia é uma empresa que atua com serviços e soluções de engenharia em equipamentos industriais para empresas do ramo de siderurgia, mineração e energias renováveis. O grupo, que é 100% nacional, conta com uma experiência de mais de 20 anos na busca por soluções inovadoras.

Exposibram 2011

EXPOSIBRAM – Exposição Internacional de Mineração e o Congresso Brasileiro de Mineração são os maiores e mais importantes eventos do setor em toda a América Latina. As principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços marcam presença por meio dos estandes e também nos debates organizados no Congresso. A EXPOSIBRAM é considerada um centro de oportunidades de negócios, tendo por base os investimentos anunciados pelas mineradoras no Brasil.

Objetivo

Para chamar a atenção do público durante a feira Exposibram em 2011, a empresa escolheu um de seus projetos de expressão, o transportador de correia do Porto Pecém, recém inaugurado em Fortaleza (CE).

tecnometal-portfolio-conteudo-04

O projeto

Uma parte do projeto do PECÉM foi reconstruído tridimensionalmente, sendo empregado um conjunto de softwares gráficos para que fosse alcançado o resultado esperado, primando pela qualidade gráfica e velocidade da interação

Com o objetivo de apresentar uma solução inovadora, que se destacasse perante estandes de grandes players do mercado mundial (Vale, Votorantin, Caterpillar, dentre outros) e que focasse em um dos projetos da Tecnometal, os profissionais da ZW Design desenvolveram uma aplicação interativa com a reconstrução em 3D de uma parte da região (2 km²) do Porto Pecém, onde o equipamento está instalado. De acordo com Bruno Zanetti Westin, Diretor de Criação e Design na ZW Design, a proposta foi reconstruir virtualmente todo o Porto Pecém no Ceará, para que os visitantes pudessem navegar livremente por toda a região onde a esteira da Tecnometal esta instalada.

tecnometal-portfolio-conteudo-03

Toda a navegação foi planejada para gerar o máximo de experiência ao usuário. Utilizando o sensor de movimento Kinect, da Microsoft, os visitantes controlaram a visualização da aplicação só com o movimento das mão, sem utilizar nenhum outro dispositivo. “O objetivo do projeto era gerar interesse por parte dos visitantes da feira para conhecerem o estande da Tecnometal, além de reforçar o posicionamento da empresa no uso de tecnologias de ponta em suas soluções”, explica Bruno.

tecnometal

Desafio

Um dos principais desafios estava em desenvolver um software para controle e resposta aos movimentos capturados através do sensor Kinect, possibilitando uma navegação em 3D renderizada em tempo real, conforme as direções escolhidas pelo visitante. Com o uso do Kinect, toda a navegação é feita através do movimento dos braços do usuário no ar. Diversos estudos de usabilidade foram realizados para definir a melhor experiência na utilização da aplicação, levando em consideração que o ambiente a ser apresentado é uma feira com públicos diversos. Por isso um dos grande desafios era, desenvolver uma navegação intuitiva e com uma curva de aprendizado mínima.  Para fazer a solução cumprir o objetivo de “chamar atenção dos visitantes”, um projetor especial foi utilizado para gerar uma tela de 5m de largura para a interação, mesmo em um ambiente com grande luminosidade.

Curiosidades e resultado

Segundo Bruno, esta foi a primeira aplicação 3D interativa comandada por movimentos do corpo, rodando em tempo real e com qualidade Full HD desenvolvida na América Latina, o que gerou um grande interesse e fluxo de pessoas para a Tecnometal. “Os resultados foram ótimos. Centenas de pessoas interagiram com a aplicação e elogiaram a forma como a Tecnometal apresentou o projeto do Porto Pecém” conclui. Um grande destaque para a solução alcançada foi a pequena curva de aprendizado alcançada. Cada usuário que participou, gastou aproximadamente 25 segundos para aprender a navegar em um ambiente 3D, controlando sua posição pelo movimento dos braços no ar.

Ficha Técnica
Tipo de Projeto:
Cliente:

Tecnometal

Planejamento e Criação:

Bruno Zanetti Westin

Gerência do projeto:

André Carneiro
Bruno Zanetti Westin

Desenvolvimento:

Henrique Weissmann

Execução:

Adriano Zanetti Westin
Bruno Zanetti Westin

Observação:

Projeto desenvolvido durante a sociedade na The Agency

  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
  • Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
Apresentação Interativa 3D criada para a Tecnometal
01/7
Anterior Próxima

Últimas do Blog

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

Experiência imersiva utilizando a projeção mapeada

É possível transformar uma loja de carros de luxo em uma experiência imersiva através da projeção mapeada. Saiba mais!

Ver post
Holograma interativo para apresentações

Holograma interativo para apresentações

Já pensou em mostrar o seu produto, ou a maquete de um empreendimento em versão holográfica e interativa? Vem saber mais!

Ver post
#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

#DicaZW: tudo o que você precisa saber sobre o SXSW

O SXSW é o maior evento de interatividade, música, tecnologia, cinema e inovação do mundo e, neste ano, ocorre entres os dia 8 e 17 de março.

Ver post
XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

XR, VR, AR e MR: o mundo imersivo espera por você!

Você já vivenciou alguma das experiências imersivas que a indústria de tecnologia lhe permite? Saiba as diferenças entre XR, VR, MR e AR!

Ver post

Compartilhe!